enhanced by Google
  • Educação
  • Noticiário

Profissões e Cursos /

ENGENHARIA QUÍMICA

Segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Profissões e Cursos /

A Engenharia Química trata de processos industriais nos quais a etapa mais importante envolve transformações químicas. O principal campo de atuação desse profissional é constituído pelas indústrias químicas. Outro campo importante de atuação do Engenheiro Químico é a preservação do meio ambiente, como o tratamento e reciclagem de resíduos urbanos e industriais. Segundo o Prof. Dr. José Luís de Paiva, docente do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, a Engenharia Química estuda processos e produtos da engenharia onde fenômenos físico-químicos são relevantes.

“O Engenheiro Químico encontra campo em uma grande variedade de segmentos industriais, tais como: Químico, Petroquímico, Petróleo e Gás, Biotecnologia, Celulose e Papel, Fertilizantes, Especialidades Químicas, Fármacos, Alimentos, Açúcar e Álcool, Cosméticos, Tintas e Vernizes, entre outros”, aponta. O Engenheiro Químico pode trabalhar, ainda, nas áreas de planejamento, projeto, construção, operação, processo e gerência de plantas químicas industriais e correlatas. Também são importantes áreas de atuação do Engenheiro Químico: pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, engenharia ambiental, segurança do trabalho, engenharia de qualidade, vendas e assistência técnicas, marketing, gestão de negócios e área financeira. “Eles podem atuar em indústrias de pequeno, médio e grande porte; consultoria; escritórios de engenharia; institutos de pesquisa”, acrescenta Paiva.

PERFIL

Para o Prof. Dr. Cláudio Roberto Freitas Pacheco, também do Departamento de Engenharia Química Poli/USP, os candidatos a essa carreira devem ter características como raciocínio lógico-matemático, capacidade de abstração, bem como possuir conhecimento das ciências básicas: Física, Química e Matemática.

“O candidato a essa profissão precisa ter disciplina para estudar e vontade para superar desafios. Deve sentir prazer ao ser exigido para desenvolver o seu potencial, por meio de trabalhos que requeiram buscar, organizar e discernir a respeito de informações e conceitos necessários para a solução da situação problema a ele colocada”, analisa.

CURSO

Segundo Pacheco, os cursos de Engenharia Química têm uma duração total de 5 anos. “Essa modalidade compreende um conteúdo básico de disciplinas nas áreas de Física, Química, Matemática e Informática, e um conteúdo profissionalizante que envolve as ciências de engenharia e disciplinas específicas da Engenharia Química. São freqüentes as atividades de laboratório em diferentes disciplinas e a atividade de estágio é obrigatória”, diz.

MERCADO

De acordo com Paiva, a demanda por Engenheiros Químicos tem sido bastante alta desde o início desta década. “Esta tendência deverá se manter face à importância do setor Químico no desenvolvimento do País. Entre as áreas de atuação mais promissoras nesta carreira, destaco a Engenharia Ambiental, a de Desenvolvimento de Produtos, Engenharia de Qualidade e Engenharia de Processos”, relaciona.

COMO INGRESSAR NESTA CARREIRA

Para o professor Pacheco, a melhor maneira de iniciar, profissionalmente, no setor, é por meio de estágio. “A porta de entrada é o estágio. Durante a sua realização, o aluno deve buscar o aperfeiçoamento da sua capacidade técnica, assim como o desenvolvimento de habilidades para uma comunicação eficiente (forma escrita e oral), visão global da engenharia e a sua inserção na sociedade, trabalhando em equipes multidisciplinares”, finaliza.

Rogerio Jovaneli

  • Tags:

COMENTÁRIOS

0 Comentário(s)
  • Seu nome  
  • Seu email    
  • Seu comentário  
178.630 vagas no site
PROVAS ANTERIORES SIMULADOS ONLINE

32.299
Provas disponíveis

42.106
Questões disponíveis