enhanced by Google
  • Educação
  • Noticiário

Profissões e Cursos

Técnico em Edificações

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Profissões e Cursos

O Técnico de Edificações atua na área de construção civil, executando atividades específicas da subárea de Edificações, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo.

Esse profissional também tem a tarefa de realizar o controle tecnológico de materiais e do solo, levantamentos topográficos e planialtimétricos, crítica e analiticamente, observando critérios de qualidade e as responsabilidades inerentes a sua atuação técnica e ética.

"O profissional em Edificações tem um campo de atuação bastante vasto, podendo responsabilizar-se por uma obra até 80 metros quadrados, construindo, calculando, projetando, supervisionando, enfim, ele poderá fazer tudo que diz respeito à construção, dentro desse limite, desde a parte ligada à fundação, passando pela alvenaria até a hidráulica e elétrica e acabamentos. O Técnico em Edificações é chamado de braço direito do Engenheiro", afirma Rozzane Scaramucci Ruiz, coordenadora do curso de Edificações  da Etec Getúlio Vargas, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, próxima às estações de metrô Alto do Ipiranga e Imigrantes.

Curso

O curso técnico em Edificações ministrado gratuitamente pela Etec Getúlio Vargas é composto por três módulos de seis meses cada. De acordo com a coordenadora, as matérias, em sua maioria, são práticas.

"Vão desde aulas em canteiros de obras, informática, desenhos em prancheta e em computador (Cad), laboratórios de materiais de construção, laboratórios de elétrica e hidráulica, estruturas de concreto, telhados, materiais de construção convencionais  e tecnologias alternativas, topografia (prática e teórica)", relata Rozzane, que acrescenta: "o Técnico em Edificações deve ser dinâmico e gostar de cálculos. Caso pretenda se especializar em projetos, deverá ter facilidade para desenhos, projetos".

A educadora ressalta, ainda, que há bastante procura por esse profissional. "As escolas recebem muitas solicitações de empresas à procura de estudantes para oportunidades de estágio, durante e após a realização do curso, o que dá ao profissional a chance de conhecer os vários setores e atuar no que mais se adapta", conta.

Mercado

Para Rozzane, o mercado de trabalho para o profissional em Edificações está cada vez mais amplo, segundo ela, devido à expansão imobiliária no país. "O crescimento de obras civis e a necessidade cada vez maior de moradias, principalmente nos grandes centros, facilita a inserção desse profissional no mercado", aponta.

"O ponto alto dessa carreira é a versatilidade. Inclusive, o Técnico pode trabalhar por conta própria em casa ou mesmo em sua própria empresa. Trata-se de um profissional polivalente. Como  o mercado necessita cada vez mais de profissionais qualificados, ele tem sido bem aceito e  procurado para o acompanhamento de obras e projetos", analisa a coordenadora. E complementa: "a faixa salarial inicial é de aproximadamente mil reais".

Rogerio Jovaneli

  • Tags:

COMENTÁRIOS

0 Comentário(s)
  • Seu nome  
  • Seu email    
  • Seu comentário  
230.893 vagas no site
PROVAS ANTERIORES SIMULADOS ONLINE

32.099
Provas disponíveis

41.428
Questões disponíveis