enhanced by Google
  • Empregos
  • Noticiário

Hotelaria

Grupo Accor vai gerar 625 empregos em 2009

Sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Hotelaria

A Accor, grupo francês líder europeu em hotelaria e mundial em serviços, continua firme no propósito de expandir suas atividades por toda a América Latina.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos do Grupo, Sálvio Cristófaro, apenas no Brasil há 47 hotéis previstos para os próximos três anos: em 2009 serão inaugurados 10 empreendimentos, que gerarão 625 empregos; no ano seguinte serão abertos 19 hotéis e realizadas 702 contratações; já em 2011, o Grupo planeja inaugurar mais 18 unidades (sendo três na capital paulista) e abrir 847 oportunidades de emprego.

As praças escolhidas para sediarem as novas unidades do Grupo já no ano que vem são: Aracaju/SE, Belém/PA, Goiânia/GO, Macapá/AP, Maceió/AL, Poços de Caldas/MG, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP e Uberlândia/MG. Segundo Cristófaro, dentre as 10 unidades previstas, cinco levarão a bandeira Ibis (categoria econômica), quatro a Mercure (categoria superior) e uma a Novotel (categoria superior).

“A hotelaria está em franco processo de expansão. É uma atividade relativamente nova no Brasil e muito democrática, porque para a maioria dos cargos não se exige experiência anterior. Muitos jovens que estão em busca de uma ocupação conseguem seu primeiro emprego nessa área”, afirma Cristófaro.

O executivo chama a atenção, ainda, para o fato de serem abertas oportunidades de emprego todos os meses nesta área, ainda que não sejam inaugurados novos hotéis. “A área tem alta rotatividade de funcionários, porque muitos não se adéquam aos horários estabelecidos pelos hotéis, à exigência de trabalho nos fins de semana etc. Por isso, cerca de 25% dos nossos 8.000 colaboradores no Brasil deixam seus empregos anualmente. Isso significa que cerca de 2.000 vagas são criadas por ano, além daquelas geradas pela abertura de novos hotéis”, ressalta.

Cargos

Segundo o executivo de RH, uma pequena parte das vagas oferecidas pela rede é direcionada a cargos de chefia ou gerência. “Cerca de 5% dos empregos criados são posições de chefia ou gerência. A maioria deles está concentrada em cargos operacionais, como Arrumadeira, Atendente de Hospedagem e Garçom”, revela Cristófaro.

Os profissionais admitidos passam por um processo de treinamento, que dura cerca de um mês e é ministrado por professores da Académie Accor, no próprio local de trabalho do novo colaborador. O profissional, assim que conclui seu treinamento, já está apto a ocupar outros cargos, como o de coordenação ou até mesmo a gerência de um novo hotel, prática muito comum dentro do Grupo. “Antes de abrirmos o processo seletivo para o público, promovemos nossos colaboradores”, garante o diretor.

E para quem almeja uma carreira internacional, Cristófaro avisa: “temos previsão de forte expansão na América Latina, o que favorece a carreira internacional de nossos colaboradores”.

Requisitos

De acordo com Cristófaro, a empresa não costuma impor muitas exigências técnicas a quem quer candidatar-se a uma de suas oportunidades de emprego, pois o que conta na área de Hotelaria é o perfil pessoal do candidato. “A pessoa precisa gostar de lidar com gente, ter atenção com os clientes e, sobretudo, apreciar o trabalho em equipe”, enfatiza.

Características pessoais como simpatia, dinamismo, controle emocional e facilidade no relacionamento interpessoal, além do gosto constante pelo aprendizado de novas atividades, são valorizadas em candidatos a todas as funções.

Além disso, é de suma importância que o interessado tenha total disponibilidade para mudanças de cidade e até mesmo de estado. O domínio de idiomas, por sua vez, será indispensável em apenas alguns dos hotéis. “Mas existem cidades em que este requisito não será totalmente obrigatório”, explica o diretor.

Benefícios

De acordo com Cristófaro, os salários oferecidos pela Accor variam muito conforme a região onde cada um dos empreendimentos está localizado. “Para os cargos operacionais, a média salarial oferecida varia entre R$ 700 e R$ 900 mensais”, revela o executivo.

O Grupo oferece a seus funcionários diversos benefícios, tais como assistência médica, alimentação no local (ou vale-alimentação), seguro de vida em grupo, plano farmácia, assistência odontológica opcional e desconto de 50% nas diárias de quaisquer hotéis do Grupo no mundo (benefício restrito a quem já tem mais de um ano de casa). Além disso, no início de cada ano os hotéis estabelecem uma meta a ser cumprida que, se atingida, proporciona a todos os funcionários o direito de receber uma quantia em dinheiro referente ao Programa de Participação nos Resultados, uma espécie de 14º salário disponibilizado aos colaboradores do Grupo. “Somos a única empresa do Brasil que oferece o PPR a funcionários desse setor”, afirma Cristófaro. E comemora: “neste ano, cerca de 90% de nossos hotéis atingirão a meta”.

Serviço:

Os interessados em trabalhar no Grupo Accor devem ficar atentos às construções dos hotéis em suas cidades, pois quando os empreendimentos estão prestes a ser inaugurados, a Accor costuma anunciar na imprensa local a abertura do processo seletivo.

Quem preferir pode adiantar-se, cadastrando seu currículo no site www.accorjobs.com. No mapa mundi que aparece do lado direito da tela, basta clicar em cima do “Brasil”, que você será direcionado ao site brasileiro da Accor.

Cristiane Navarro Vaz/SP

  • Tags:

COMENTÁRIOS

0 Comentário(s)
  • Seu nome  
  • Seu email    
  • Seu comentário  
206.722 vagas no site
PROVAS ANTERIORES SIMULADOS ONLINE

28.866
Provas disponíveis

41.006
Questões disponíveis