MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso público é opção segura para quem procura emprego

Concursos estaduais e municipais continuam oferecendo muitas vagas em cargos de diversas áreas. Especialista aconselha focar naquele que mais se enquadra ao perfil do candidato

Prova de concurso
Prova de concurso

Publieditorial
Publicado em 15/07/2019, às 14h41 - Atualizado às 15h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim do mês de maio, a taxa de desemprego no Brasil recuou para 12,5% no trimestre encerrado em abril, atingindo 13,2 milhões de pessoas. Apesar do leve recuo se comparada aos 12,7% registrados no trimestre encerrado em março, a taxa continua alta e preocupa muitos brasileiros. Só na Grande São Paulo, por exemplo, são cerca de 1,8 milhão de pessoas procurando emprego.

Diante desse cenário, o concurso público é a esperança para aqueles que buscam voltar ao mercado de trabalho e conquistar um emprego com estabilidade. E enquanto as mais de 18 mil vagas solicitadas por órgãos federais ao Ministério da Economia aguardam autorização, os concursos em âmbito municipal e estadual continuam sendo realizados normalmente.

No estado de São Paulo, entre certames com edital previsto, autorizado ou publicado, são mais de 27 mil vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade em diversas áreas (Segurança, Saúde, Educação, Fiscal, Administrativa, entre outras), distribuídas entre prefeituras, câmaras municipais, Polícias Civil e Militar, Ministério Público e Tribunal de Contas.

“Juntos, estados e municípios correspondem a 89% das vagas no serviço público, quer dizer, mesmo que não sejam autorizados novos concursos federais, há várias possibilidades para quem deseja se preparar para a carreira pública. Além disso, nestes concursos a competitividade costuma ser menor, e o candidato tende a trabalhar mais próximo de sua família”, afirma Gabriel Henrique, diretor e professor da Central de Concursos.

Diante de tantas opções, uma dica dada pelo Gabriel é analisar de antemão qual concurso é mais adequado para o perfil da pessoa. De acordo com ele, dois fatores preponderantes devem ser considerados:

  1. Atendo aos requisitos mínimos necessários?

Cada concurso exige requisitos específicos de seus candidatos. Atente para o nível de escolaridade exigido: cargos técnicos costumam solicitar formação de nível médio enquanto cargos de analista, nível superior. Concursos mais específicos como de carreiras policiais podem exigir altura mínima e adotar um limite de idade.

  1. As atribuições do cargo são compatíveis com minha personalidade?

Procure entender o que o servidor que ocupa aquele cargo faz em seu dia a dia. Há carreiras para todos os gostos no setor público. Por exemplo, se trabalho de escritório não é a sua área, você pode se tornar oficial de justiça ou fiscal. Se gosta de adrenalina, procure um cargo na polícia.

“A recomendação é focar a preparação em um único concurso que tenha a ver com o perfil do candidato. Em todos os casos, é imprescindível uma preparação com antecedência, foco e determinação para garantir a aprovação e afastar de vez o fantasma do desemprego”, conclui Gabriel.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.