MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que faz um Técnico em Agroecologia?

Com preocupação ambiental em todo o mundo, o Técnico em Agroecologia é cada vez mais fundamental

Técnico em Agroecologia
Técnico em Agroecologia - Divulgação

Redação | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/07/2019, às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em tempos em que a preocupação ambiental já se tornou, antes de tudo, uma necessidade mundial, e não mais uma postura de uma minoria de vanguarda, e o desenvolvimento sustentável se tornou assunto de urgência máxima, as profissões que privilegiam a natureza, como por exemplo o Técnico em Agroecologia, também tomaram a frente e passaram a ser primordiais. Não é mais o futuro que deve ser o alvo das ações, mas o presente.

O termo "agroecologia" ainda é muito jovem e desconhecido de grande parte da população. Existe há apenas trinta anos, mas só recentemente passou a ser mais empregado e discutido, motivado pela atual preocupação mundial com temas ambientais e pela necessidade - jamais tão urgente - de preservação da natureza. "Agroecologia" e "meio ambiente", portanto, são termos que andam sempre juntos, como pai e filho, e há no primeiro a única e inescusável missão de zelar pelo segundo.

Técnico em Agroecologia: o profissional

O Técnico em Agroecologia utiliza-se dos princípios da sustentabilidade para elaborar relatórios, laudos, pareceres e perícias, faz avaliações ambientais e supervisiona áreas de preservação ambiental. Segundo Eraldo Barbosa Souza, especialista na área, o Técnico em Agroecologia tem mil e uma utilidades. Algumas delas são:

  • Prestar assistência técnica à propriedade agroecológica;
  • Pesquisar dados relativos às práticas de mercado e à comercialização de produtos in natura e de produtos elaborados;
  • Coordenar e orientar a formação de associações de produtores agroecológicos;
  • Planejar e executar projetos e atividades de preservação dos recursos hídricos, do solo, da fauna e da flora silvestre;
  • Orientar sobre o controle natural e biológico dos insetos, doenças e plantas espontâneas (que nascem sem ser cultivadas, como as urtigas);
  • Realizar atividades de educação ambiental por meio da extensão rural aos produtores quanto à gestão da propriedade agroecológica, promovendo a integração e organização social;
  • Controlar a manutenção de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações;
  • Colocar em prática técnicas e tecnologias de conservação e armazenamento da matéria-prima e do processamento dos produtos agroecológicos.

Ainda de acordo com o especialista, a área mais promissora dentro deste setor é aquela de agropecuária que envolve pequenos e médios produtores, mas o profissional também encontrará espaço para atuação em empresas estatais, fundações e até mesmo em Organizações Não-Governamentais (Ongs).

Apesar de o trabalho envolver o agradável comprometimento com a qualidade de vida, preservação ambiental e equilíbrio ecológico, que trará benefícios a toda a humanidade, tais resultados demoram a vir, sendo obtidos apenas a médio e longo prazo. Esse é um dos pontos negativos, segundo Souza.

Técnico em Agroecologia: o curso

O curso Técnico em Agroecologia é relativamente novo. Possui certificação pelo CREA e une os conteúdos e programas de Agropecuária e Meio Ambiente. Segundo seu coordenador, é um dos mais modernos da instituição e não contém estágio obrigatório.

O curso Técnico em Agroecologia tem duração de um ano e meio e é dividido em três módulos, cujos componentes curriculares são:

  • Módulo 1: Gestão da Propriedade Agroecológica; Fundamentos da Agroecologia; Ecologia Agrícola e Agricultura de Base Ecológica; Manejo Sustentável do Solo; Agrobiodiversidade; Linguagem, Trabalho e Tecnologia; Aplicativos Informatizados e Manejo Sustentável de Animais.
  • Módulo 2: Gestão da Propriedade Agroecológica; Sistema Alternativo de Produção Animal; Planejamento do Trabalho de Conclusão do Curso; Manejo Ecológico do Agroecossistema; Levantamento e Representação Topográfica; Projetos de Instalações Agroecológicas.
  • Módulo 3: Gestão da Propriedade Agroecológica; Assistência Técnica e Extensão Rural; Agroindústria Familiar; Organizações Sociais no Meio Rural; Mecanização Racional na Agricultura; Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável; Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão do Curso.

Técnico em Agroecologia: dicas para a profissão

Para os interessados em buscar mais informações e ampliar conhecimentos em Agroecologia, Eraldo Barbosa Souza indica, entre outros, os sites da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.br), da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (www.unicamp.br) e da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (www.ufrrj.br), instituições que também oferecem cursos na área.

Além disso, o especialista sugere: "Para se atualizar, o profissional deve procurar exercer práticas agroecológicas, produzindo produtos naturais sem a utilização de agroquímicos, participando de eventos, palestras e cursos relacionados à área".

Este texto foi atualizado em julho de 2019.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.