MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira 5 dicas para montar seu primeiro currículo

Veha dicas para elaborar um currículo de destaque, já que organizar bem as informações é essencial para chamar a atenção da equipe de RH

como Fazer curriculo
como Fazer curriculo - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/01/2020, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se por um lado cresce o número de jovens em busca do primeiro emprego, por outro o mercado de trabalho fica cada vez mais acirrado. Esse dilema é rotina de muitos brasileiros, mas vale destacar que os candidatos que conseguem impressionar os recrutadores logo no início de um processo seletivo largam na frente por uma vaga. E qual é o primeiro contato com o recrutador? O currículo!

Pensando nisso, conversamos com Maria Eduarda Silveira, gerente de recrutamento da Robert Half, que separou algumas dicas para elaborar um currículo de destaque, já que organizar bem as informações e com objetividade é essencial para chamar a atenção da equipe de recursos humanos. Confira!

1. Comece com seus dados

A sugestão é incluir, logo no começo, seus dados pessoais: nome, data de nascimento, endereço e formas de contato, como telefone e e-mail. Tome cuidado para não digitar nenhum número ou letra errado, ou se esquecer de colocar o DDD, porque isso pode inviabilizar o recrutador de chegar até você.

2. Monte tópicos

Texto corrido não facilita a leitura, principalmente para um profissional que está analisando vários currículos. Sendo assim, coloque o texto em tópicos, destaque os pontos mais importantes e espere o dia da entrevista para explicar cada um deles.

3. Destaque os idiomas

É importante destacar seu domínio de idiomas, bem como sua disponibilidade para deslocamento ou mudança de cidade, Estado ou país. Pode até parecer que esses pontos deveriam ficar para um segundo momento, mas são informações que ajudam os recrutadores a direcionar melhor as vagas de seu interesse.

4. Inclua outras competências relevantes

Se a vaga pede, por exemplo, experiência com liderança de equipes e você não teve nenhuma prática relacionada, mas participou de algum projeto voluntário, inclua o voluntariado no currículo e aponte a experiência de liderança que você desempenhou: quantas pessoas gerenciou, problemas enfrentados e resultados alcançados. Afinal, neste tipo de trabalho, você desenvolve muitas competências.

5. Seja sincero

Um ponto importante: a sinceridade! Um estudo da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção, mostra que 33% dos recrutadores admitem excluir um candidato na primeira fase do processo seletivo por notar mentiras do currículo. Esse comportamento pode comprometer a sua credibilidade e gerar uma primeira impressão negativa por parte dos entrevistadores. É mais indicado você dizer que tem facilidade para aprender e deseja desenvolver as competências que ainda não possui. Isso vale para tudo: conhecimento técnico, experiência prática, idiomas, etc.

Jovem conta como conseguiu o Emprego dos Sonhos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosvagas de emprego

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.