MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

O Técnico de Segurança do Trabalho tem a missão de criar um ambiente de trabalho o mais seguro possível. Confira todos os detalhes sobre a carreira!

Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico de Segurança do Trabalho - Shutterstock

Redação | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 31/07/2019, às 10h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a função de criar um ambiente de trabalho o mais seguro possível, o Técnico de Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes nas empresas. Para tanto, implementa estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro.

Confira a entrevista de Liria Aparecida Pereira, especialista na área, que fala sobre tudo o que cerca a carreira de Técnico de Segurança do Trabalho.

JC Concursos – Quais as atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho?

Liria Aparecida Pereira – Ele é responsável pela prevenção de acidentes de trabalho nas empresas. A Saúde e a Segurança do Trabalho caracterizam-se pela adoção de estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições. Além disso, visam à implantação de preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, à produção e ao controle de custos das empresas. Os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho das organizações exigem a formação de profissionais preparados para a busca da qualidade, pressupondo a melhoria das condições dos ambientes de trabalho, a fim de reduzir os níveis de risco e de proporcionar proteção aos trabalhadores, o que acarreta o aumento da produtividade e da competitividade das organizações.

JC Concursos – Onde este profissional pode trabalhar?

Liria – O Técnico de Segurança do Trabalho atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados regidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Pode, também, trabalhar como prestador de serviços em empresas que, embora necessitem desse profissional, não têm obrigatoriedade legal de mantê-lo em seu quadro funcional. Por ser uma profissão regulamentada, só pode exercê-la quem possui o diploma do curso técnico que dá direito ao registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.

JC Concursos – Do que o aluno precisa gostar para optar por fazer esse curso?

Liria – O perfil ideal desse profissional é o de alguém que busque atualização constante e auto-desenvolvimento, por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações; identificar e incorporar, com crítica, novos métodos, técnicas e tecnologias as suas ações; e responder às situações cotidianas e inusitadas com flexibilidade e criatividade. O Técnico em Segurança do Trabalho deve atuar em equipes multidisciplinares e relacionar-se adequadamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho e com os clientes, contribuindo de forma efetiva para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Também é importante ter iniciativa e visão empreendedora ao prestar serviços em instituições de saúde ou na condução do seu próprio negócio. Deve ser responsável, comprometido com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental, da preservação da saúde e do desenvolvimento social.

JC Concursos – Como é o curso nessa área?

Liria – É um curso de 1.200 horas, com duração aproximada de 18 meses. O Senac, com base na atual LDB [Lei de Diretrizes e Bases], assume o modelo de desenvolvimento de Competências, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Nosso curso prevê muitas atividades que contribuem para a aprendizagem, como estudos de caso, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, trabalho de campo, simulações de contextos e palestras com especialistas. Durante o curso, o aluno desenvolve um projeto de Segurança do Trabalho para uma empresa. Além disso, pode realizar estágio, se assim desejar (não é obrigatório), a partir do Modulo II, tendo o acompanhamento do Senac.

JC Concursos – Como está o mercado de trabalho? Quais as áreas mais promissoras?

Liria – Por ser uma profissão regulamentada e cada vez mais as empresas assumirem seu efetivo papel perante a comunidade e o Estado, a busca desse profissional no mercado de trabalho tem sido freqüente e muito valorizada. O setor tem crescido progressivamente nos últimos anos, principalmente para as mulheres e para o homem mais jovem.
As áreas [de atuação] são diversas já que é um profissional que atua em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais, como integrante dos serviços especializados regidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, pode trabalhar como prestador de serviços em empresas.
As responsabilidades legais e a conduta ética devem permear as atuações profissionais do Técnico de Segurança do Trabalho em qualquer tipo de empresa.

JC Concursos – Como o profissional pode iniciar na profissão?

Liria – A busca por uma colocação deve ser iniciada desde a realização do curso, procurando estar sempre em contato com os eventos da área, entidades, órgãos de classe, participando de seminários, congressos e cursos de atualização.

JC Concursos – Qual a remuneração média do Técnico em Segurança do Trabalho?

Liria – A remuneração do Técnico de Segurança do Trabalho varia muito, dependo do porte da empresa e das atribuições assumidas pelo profissional.

Este texto foi atualizado em julho de 2019.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.