Notícia › Concursos
  • indique
  • imprimir
Polícia Federal

Abertas as inscrições para 600 oportunidades

Segunda-feira, 3 de agosto de 2009

imagem
Anexos
Cronograma
15/09/2009 - terça-feira Gabarito
13/09/2009 - domingo 1ª Etapa das provas
02/09/2009 - quarta-feira Divulgação dos locais
20/08/2009 - quinta-feira Encerramento das inscrições
03/08/2009 - segunda-feira Abertura das inscrições
Saiba Mais

A Polícia Federal (PF) abre nesta segunda-feira (3) o período de inscrições para o concurso público que oferece 600 vagas de agente de polícia e escrivão para os estados da Amazônia Legal e Mato Grosso Sul. O salário inicial oferecido para ambos os cargos é de R$ 7.514,33.

 

A PF busca profissionais para 200 vagas de agente e 400 de escrivão. As oportunidades são para as unidades de fronteira da Amazônia Legal (compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão) e Mato Grosso do Sul.

 

Os candidatos para ambos os cargos devem ter nível superior completo em qualquer área de formação, carteira de habilitação do tipo “B” (carro) e idade mínima de 18 anos na data de matrícula no curso de formação.

 

As inscrições abrem às 10h de 3 de agosto no site da Fundação Cespe/UNB: www.cespe.unb.br e seguem até as 23h59 de 18 de agosto, segundo o horário de Brasília (DF). Será cobrada taxa de participação de R$ 110 – o pagamento da taxa será aceito até 19 de agosto.

 

Isenção: 3 e 4/8

Candidatos de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para obter o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (Cad-Único) e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos, ou renda per capita (por pessoa) inferior a meio salário mínimo mensal.

 

Os pedidos serão recebidos nos dias 3 e 4 agosto no site do Cespe/UnB: www.cespe.unb.br. O resultado será divulgado até o dia 10 do mesmo mês no site do Cespe.

 

Prova

O concurso terá duas etapas: a primeira com provas objetivas, discursivas, avaliação psicológica, exame médico e de aptidão física será realizada em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal; a segunda etapa será o curso de formação, que será ministrado apenas no Distrito Federal.  Os candidatos ao cargo de escrivão serão avaliados, ainda, por meio de prova digitação. Vale destacar que todos os candidatos também serão submetidos à investigação social.

 

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 13 de setembro no turno da tarde. Os locais e horários da prova divulgados na data provável de 2 de setembro na internet e no Diário Oficial.  

 

Retificação

 

O Diário Oficial do dia 31 de julho divulgou retificação ao edital de abertura do concurso de 200 vagas de agente da Polícia Federal. A maioria das mudanças corrige a redação do primeiro edital.

 

A retificação altera a forma pagamento da taxa: o edital de abertura definia que ela deveria ser paga por meio de Guia de Arrecadação de Receitas (GAR)/ Funapol, agora esse pagamento será feito por Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) – que  pode ser quitada em agências bancárias, dos Correios e casas lotéricas.

 

O novo texto esclarece que a prova de natação terá percurso de 50m. No conteúdo programático houve retificações para corrigir o ano da lei que determina os crimes de tortura (lei número 9.455/1997) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei número 8.069/1990).