Notícia › Concursos
  • indique
  • imprimir
    Conhecendo a carreira pública

    Como estudar sozinho para concursos

    Quarta-feira, 15 de agosto de 2012

    imagem

      De Lucca

       

      Há várias formas de estudar para concursos. Há aqueles que têm a oportunidade de frequentar cursos preparatórios. Outros estudam em grupo. Porém, muitos candidatos, seja por falta de tempo, oportunidade ou dinheiro, preparam-se sozinhos.

       

      Para estes, uma importante informação: muitos dos candidatos aprovados prepararam-se sozinhos. Segundo estudo realizado pelos Analistas de Finanças e Controle da CGU, Rafael da Silva Assunção e Wallace Sousa Circuncisão, com candidatos aprovados para o cargo de AFC/CGU em 2008 (hoje com remuneração inicial de cerca de R$ 13.000) cerca de 25% dos aprovados declararam que não fizeram cursos preparatórios presencias ou tele aulas ao vivo.

       

      Lógico que um candidato com a oportunidade de frequentar as aulas de um bom curso preparatório e estudar bastante tem uma boa chance de ser aprovado. Mas o que mostra esta pesquisa é que aquele que estudar bastante, de forma eficiente, mesmo que sozinho, também tem chances reais de ser aprovado.

      Outro dos muitos dados interessantes desta pesquisa, é que 40% dos aprovados eram casados, 32% estavam namorando e 27% eram solteiros. Estes dados mostram que não precisa ser um eremita para passar em concursos. Ainda bem.

       

      Também constatou que 70% dos aprovados trabalhavam enquanto preparavam-se para o concurso.

      A seguir, algumas dicas para os que estudam sozinhos para concursos, isto é, dos que não frequentam cursos preparatórios e não estudam em grupos:

       

      Mantenha o foco. É o mais difícil para quem estuda sozinho. Lembre-se dos motivos que te levaram a escolher a carreira pública. Se achar interessante, fixe cartazes motivadores com palavras como “independência”, “estabilidade” e o valor da remuneração do cargo que escolheu.

       

      Siga o planejamento. Organize seu tempo de estudos e descanso. Verifique periodicamente o seu planejamento e, se necessário, faça uma nova programação mais adequada à sua realidade. Seja disciplinado.

       

      Internet somente após os estudos. No momento que estiver estudando, desligue o celular e a internet. O segredo para um bom rendimento é a concentração.Escolha um local tranquilo para estudar, com poucas chances de distrações ou interrupções.

       

      Leia entrevistas e depoimentos. Ler matérias, entrevistas de especialistas ou depoimentos com aprovados ajuda a motivar e orientar nos estudos.

       

      Participe de palestras. Há muitos eventos gratuitos promovidos por cursos preparatórios presenciais, telepresenciais ou pela internet. Além de orientações de estudos, também são oferecidas aulas e até cursos gratuitos. Aproveite.

       

      Seja ativo nas redes sociais. Participar de grupos específicos para concursos nas redes sociais como Twitter ou Facebook é uma ótima maneira para ficar motivado e atualizado. Mas cuidado: escolha grupos que realmente se identifique, pois, dependendo do grupo poderá desanimar. Inscreva-se nas redes sociais dos veículos especializados em concursos como jornais e portais para receber as notícias em primeira mão.

       

      Escolha com cuidado o material didático. Para quem estuda sozinho, o material de estudos é de fundamental importância. Deve ser atualizado, conter os conteúdos programáticos, ser de boa procedência, didático e direcionado para concursos. Uma boa dica é visitar a seção de concursos nas grandes livrarias ou visitar uma livraria especializada. Folhear o livro antes da compra e ler alguns trechos permite analisar se a forma que o autor escreve nos agrada. Você também pode consultar em fóruns especializados a opinião de outros candidatos sobre estes materiais. A sugestão é escolher um bom livro texto para cada matéria.

       

      Resolva muitas provas anteriores. Para ser aprovado, além do conhecimento da matéria é necessário ter boa velocidade na resolução das questões. Quanto mais questões o estudante resolver, maior será a sua velocidade de resolução. Encontramos as provas anteriores em sites especializados, nos fóruns e nos sites das empresas organizadoras. Mas cuidado: em matérias com atualizações constantes, como as da área jurídica, resolva somente as provas mais recentes.

       

      Participe de simulados. Muitos cursos preparatórios realizam simulados gratuitos inclusive com a divulgação do ranking das notas. É uma oportunidade real de verificar os seus estudos.

       

      Assim, com planejamento, estudo e aproveitando as oportunidades oferecidas (principalmente pela internet) um aluno disciplinado que estuda sozinho estará em igualdade de condições para ser aprovado no concurso que desejar.

      Bons estudos e sucesso na carreira pública.

       

      Carlos Alberto De Lucca é professor e desde 1979 prepara candidatos para concursos públicos. cdelucca@uol.com.br
      • Concursos de Nível
      • Concursos da Área
      • Concursos no Estado ACALTO