Educação › Área Jurídica
  • indique
  • imprimir
    OAB

    Termina hoje o prazo de inscrição do X Exame de Ordem

    Sabrina Machado

    Segunda-feira, 8 de abril de 2013

    imagem
    Anexos
    Cronograma
    16/06/2013 - domingo 2ª Etapa das provas
    28/04/2013 - domingo 1ª Etapa das provas
    08/04/2013 - segunda-feira Encerramento das inscrições
    22/03/2013 - sexta-feira Abertura das inscrições
    Saiba Mais
      A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebe até às 14h desta segunda-feira (8) as inscrições para o X Exame de Ordem. Os bacharéis devem se inscrever nos sites http://oab.fgv.br e www.oab.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200 e deve ser quitada até o dia 9 de abril.

      Houve mudança no horário das provas. Desta vez, as avaliações terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h, como nas edições anteriores.

      A primeira fase será composta por prova objetiva de 80 questões e tem data prevista para o dia 28 de abril, com cinco horas de duração. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados nos sites OAB e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na data provável de 22 de abril.

      As questões da primeira fase do Exame abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.O examinado que obtiver o mínimo de 50% de acertos (nota na prova objetiva igual ou superior a 40 pontos) será aprovado na primeira fase do Exame. 

      Segunda fase – A prova prático-profissional será aplicada no dia 16 de junho e também tem cinco horas de duração. Ela consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).

      O Exame pode ser prestado por bacharel em direito formado em instituição regularmente credenciada e também por estudantes do último ano do curso de graduação em direito.

      De acordo com a OAB, serão realizadas três edições do Exame neste ano: esta e duas outras nos meses de julho e novembro. O XI Exame de Ordem Unificado terá inscrições abertas a partir do dia 12 de julho. A previsão é que a primeira fase seja realizada no dia 18 de agosto e a segunda, 6 de outubro. Já o último Exame de Ordem de 2013 terá inscrições a partir do dia 4 de novembro, com a primeira fase prevista para o dia 8 de dezembro e a segunda para 2 de fevereiro de 2014.

      Mais detalhes podem ser obtidos no edital anexado ao lado. 

      *Com informações da OAB
       

      Concursos Relacionados
      Veja todas as notícias