23 de julho de 2017

JC transmite correção ao vivo da 1ª fase do Exame OAB XXIII



Neste dia 23 de julho (domingo), às 13h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplicará, em todo o país, as provas da 1ª fase do XXIII Exame de Ordem. Na mesma data, a partir das 19h, os candidatos poderão acompanhar a correção ao vivo da prova no site do JC, em parceria com o CERS Cursos Online.

Logo após o término da prova, a iniciativa apresentará ao vivo a Mesa Redonda com os comentários da equipe do Portal Exame de Ordem sobre a prova objetiva. O objetivo é discutir as questões polêmicas e passíveis de recurso ou anulação e que poderão fazer os candidatos ganharem alguns pontos a mais nesta primeira fase do XXIII Exame de Ordem.

Exame da OAB

Nesta primeira etapa do Exame da OAB, os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva com disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito. Serão 80 questões sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, Estatuto da Advocacia, regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

A duração máxima da avaliação será de cinco horas, das 13h às 18h, respeitando o horário oficial de Brasília. Os locais de aplicação da avaliação foram disponibilizados pela OAB e podem ser conferidos nos sites http://oab.fgv.br ou www.oab.org.br.

Os aprovados na prova objetiva farão a etapa subjetiva ou prova prático-profissional, na data provável de 17 de setembro. Examinandos deverão elaborar uma peça profissional e responder quatro questões escritas discursivas. Para a prova subjetiva serão apresentadas situações-problema e compreenderão as seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) novamente será responsável pela organização do Exame de Ordem e caso haja qualquer divergência quanto ao requerimento ou dúvidas, o examinando poderá entrar em contato pelo e-mail examedeordem@fgv.br.

Tags: