Inaugurado o mais novo centro de assistência jurídica gratuita a funcionar fora de universidades.
Redação Publicado em 10/06/2008, às 12h49
Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB-SP), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) entregou à população carente da cidade de São Paulo, na noite da última terça-feira, dia 10, o mais novo centro de assistência jurídica gratuita a funcionar fora de universidades.
A cerimônia de inauguração contou com a presença, entre outras autoridades, do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Roberto Vallim Bellocchi, que elogiou a iniciativa, ressaltando que atitudes como a do CIEE, partindo do empresariado brasileiro, vêm suprir a carência deixada pelo poder público.
As orientações jurídicas serão dadas por advogados profissionais e estagiários de Direito normalmente cadastrados e pré-selecionados no banco de dados do CIEE, no horário entre 13 e 17 horas.
"Nossa idéia inicial é capacitar os estudantes de Direito tornando possível a sua identificação em relação às necessidades maiores da população carente, que não pode contratar um profissional", declara Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do CIEE.
Durante a cerimônia, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, declarou sua satisfação com mais uma parceria junto ao CIEE e ressaltou a importância do serviço dizendo-se privilegiado por ter sido um dos estagiários encaminhados pelo CIEE, nos idos de 1977.
"Mais uma vez o CIEE cumpre a sua função e cria espaço para treinar os estagiários, orientá-los e, ainda, prestar um serviço importante à sociedade carente".
Localizado em uma região privilegiada da capital – bem no centro da cidade, à Rua Genebra, 65/57 -, a sede do Prédio-Escola CIEE abriga o Projeto e tem capacidade para 10 advogados e estudantes.
"A estrutura ainda é modesta, mas temos intenção de expandir o serviço para outros bairros da cidade", revela o presidente do CIEE.
Os estagiários estarão sob a supervisão de advogados profissionais da OAB-SP orientando a população sobre procedimentos jurídicos em todas as áreas do Direito, como Civil, Penal, do Consumidor, Família e tantos outros.
Aqueles que procurarem o posto receberão a devida orientação e serão encaminhados a um advogado do Convênio de Assistência Judiciária para encaminhar seus pleitos à Justiça.
Serviço: OAB/CIEE – Centro de Orientação Jurídica Gratuita
Endereço: Rua Genebra, 65/57 – centro antigo de São Paulo (próximo à Câmara Municipal de São Paulo e entre as estações Sé e Anhangabaú do Metrô)
Horário de atendimento: das 13 às 17 horas
Quem pode se beneficiar: cidadãos com renda familiar de até três salários mínimos mensais (R$ 1.245) e que não possuam mais de um imóvel
Marta Régia Vieira/SP
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.