Encontro terá conferência com Cezar Britto

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto fará hoje, dia 4, a conferência de

Redação   Publicado em 04/06/2007, às 11h12

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto fará hoje, dia 4, a conferência de abertura do I Encontro Regional de Magistrados, Procuradores e Advogados do Trabalho da 8a Região, que se realiza em Belém, no Pará, até quarta-feira, dia 6.

O discurso de Britto está marcado para ocorrer às 14h30, e tem como tema "O papel do advogado na efetividade dos direitos sociais".

O evento, promovido pelo Foro Interinstitucional Trabalhista, também contará com palestras diversas. Às 16h de hoje, ainda assumirá a palavra Sandra Lia Simon, procuradora-geral do Ministério Público do Trabalho, que versará sobre "O Ministério Público do Trabalho como Promotor dos Direitos Sociais Fundamentais". Amanhã é a vez de Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), que falará sobre "O Poder Judiciário e Efetivação dos Direitos Sociais", contando com a participação de Ophir Cavalcante Junior, diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, e de Sebastião Caixeta, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).

Por fim, na quarta-feira, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Rider Nogueira de Brito, abordará a temática "O papel do juiz na efetividade dos direitos sociais".


Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.