Índice de abstenção do Exame 132 é de 9,6%

O alto índice de abstenção na primeira fase deveu-se ao número de bacharéis aprovados no Exame anterior e que

Redação   Publicado em 17/04/2007, às 11h05

O alto índice de abstenção na primeira fase deveu-se ao número de bacharéis aprovados no Exame anterior e que fizeram nova inscrição para o 132


A OAB SP divulgou nesta segunda-feira (16/4) o índice de abstenções da primeira fase do Exame 132, realizado no último domingo (15/4) em todo o Estado de São Paulo. De 20.160 inscritos, 1.943 não compareceram, totalizando 9.6% de abstenções. Segundo a Comissão de Estágio e Exame de Ordem, o índice foi alto porque 1.545 deste total eram constituídos de bacharéis que passaram no Exame 131 (lista divulgada no dia 12 de abril ). No Exame 131, o índice de abstenção foi de 3,9% e no 130, de 5,1%.

Nesta segunda-feira também será divulgado o gabarito do Exame 132. A lista de habilitados da primeira fase deve ser divulgada no dia 20 de abril, a partir das 18 horas, no site da OAB SP . A segunda fase do Exame 132 acontecerá no dia 20 de maio em todo o Estado de São Paulo. Esta fase consiste em prova Prático-Profissional , na qual o candidato deverá desenvolver uma peça profissional, com opções para Direito Civil, do Trabalho, Penal ou Tributário, peso 5 (cinco) e mais cinco questões práticas com peso 5 (cinco), sendo aprovado o candidato com nota igual ou superior a 6 (seis). Durante o Exame é permitida consultas à legislação, livros de doutrina e repertórios de jurisprudência e proibida a utilização de obras que contenham formulários, questões sob a forma de perguntas e respostas, modelos e anotações pessoais, inclusive apostilas, mesmo as editadas sob a forma de livro.


* Matéria extraída, na íntegra, do site da OAB – Seccional São Paulo (www.oabsp.org.br).

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.