Inscrições abertas para o IX Exame de Ordem

Primeira fase tem data prevista para o dia 16 de dezembro. Taxa de inscrição é de R$ 200

Redação   Publicado em 12/11/2012, às 12h34

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta segunda-feira (12) o edital do IX Exame de Ordem. Os bacharéis em direito podem se inscrever a partir das 14h de hoje até o dia 26 nos sites http://oab.fgv.br e www.oab.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200 e deve ser quitada até o dia 27 de novembro. 
A primeira fase será composta por prova objetiva de 80 questões e tem data prevista para o dia 16 de dezembro deste ano, com cinco horas de duração. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados nos sites OAB e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na data provável de 10 de dezembro.
As questões da primeira fase do Exame abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito e, no mínimo, 15% de questões versando sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos.
O examinado que obtiver o mínimo de 50% de acertos (nota na prova objetiva igual ou superior a 40 pontos) será aprovado na primeira fase do Exame. 
Segunda fase – A prova prático-profissional será aplicada no dia 24 de fevereiro e também tem cinco horas de duração. Ela consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).
O Exame pode ser prestado por bacharel em direito formado em instituição regularmente credenciada e também por estudantes do último ano do curso de graduação em direito.
Mais informações no edital anexado ao lado. Com informações da OAB
Sabrina Machado/SP

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.