Com cinco horas de duração, a prova prático-profissional será aplicada a partir das 13h e consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida
Renan Abbade Publicado em 27/05/2014, às 16h02
No próximo dia 1º de junho (domingo), a partir das 13h, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aplicará, em todo o país, as provas da 2ª fase do XIII Exame de Ordem. Na mesma data, às 20h, os candidatos poderão acompanhar a correção on-line do teste no site do JC&E, em parceria com o Damásio Educacional.
Os locais de aplicação da avaliação já foram disponibilizados pela OAB e podem ser conferidos nos sites http://oab.fgv.br e www.oab.org.br ou no documento anexo ao lado.
Na capital paulista, os candidatos serão avaliados na Universidade Nove de Julho (Uninove), localizada na rua Deputado Salvador Julianelli, s/nº, próximo à estação Barra Funda do Metrô.
A prova prático-profissional tem cinco horas de duração e consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).
De acordo com o edital de convocação, o examinando deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização da prova por, no mínimo, duas horas após o seu início, período a partir do qual poderá deixar o local de provas, sem portar, contudo, seu caderno de provas. Só será possível levar o caderno de provas no decorrer dos últimos 60 minutos do tempo estipulado para a realização do exame.
O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.