18 faculdades tiveram parecer desfavoráveis em pedido de reconhecimento, quatro de renovação e uma de autorização
Redação Publicado em 25/06/2012, às 10h04
A Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB examinou, na última semana, 19 pedidos de reconhecimento de cursos jurídicos e apenas um teve parecer favorável. Além disso, de 10 pedidos de renovação, seis receberam fotos a favor e quatro contra.
A Faculdade América Latina de Caxias (RS), que fez um pedido de autorização de curso jurídico, teve parecer desfavorável.
A qualidade do corpo docente, a estrutura física e o projeto educacional da faculdade são alguns dos principais fatores analisados pela OAB para justificar a abertura de um curso jurídico.
Confira os pareceres desses pedidos de reconhecimento, renovação e autorização de cursos jurídicos no site www.oab.org.br.
Sabrina Machado/SP
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.