Prova objetiva foi realizada no último domingo (28). Para avançar à segunda fase, examinandos precisam ter aproveitamento mínimo de 50%
Foram 124.887 inscritos para o X Exame de Ordem Unificado. A primeira fase foi realizada neste domingo (28) em todo o país. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já divulgou os gabaritos preliminares dos quatro tipos de avaliações.
Confira as alternativas corretas no arquivo anexado ao lado.
Para avançar à segunda fase, os examinandos precisam ter aproveitamento mínimo de 50%. O resultado preliminar com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 8 de maio. Nesse mesmo dia começa o prazo para a apresentação dos recursos.
O conteúdo desta etapa envolveu as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de questões sobre o estatuto da advocacia e da oab (lei 8.906/94) e seu regulamento geral, código de ética e disciplina, direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, filosofia do direito, direito ambiental e direito internacional.
Segunda fase – A prova prático-profissional será aplicada no dia 16 de junho e também tem cinco horas de duração. Ela consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.