OAB inscreve para bolsas de estudos na França

Candidatos devem possuir inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil e proficiência comprovada no idioma francês

Sabrina Machado   Publicado em 02/07/2013, às 15h52

Estão abertas as inscrições do Conselho Federal para cinco bolsas de estudos, sendo duas destinadas candidatos que atuem na área de direitos humanos e três para estágio no Barreau de Paris, em parceria com a embaixada da França.
Vale ressaltar que caberá aos advogados selecionados custear passagem aérea, hospedagem e demais despesas. Confira abaixo as especificações de cada seleção. 
Seleção para o curso La protection des droits de l'Homme
São duas bolsas de estudos para o curso La protection des droits de l'Homme, desenvolvido pela École Nationale d’Administration (ENA),a ser realizado entre os dias 23 de setembro e 18 de outubro de 2013, em Paris/França.
A bolsa do governo francês compreende a formação na ENA, o seguro social e a ajuda de custo no valor de 920 euros.
Para se inscrever o interessado deve ser advogado, com inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil; possuir proficiência comprovada no idioma francês; atuar na área de direitos humanos e ter passaporte válido.
Os candidatos deverão encaminhar os documentos (currículo em português e em francês; cópia da carteira de advogado; carta de motivação – máximo de duas páginas – em português e francês; e comprovante de proficiência no idioma francês) até quinta-feira (4) ao e-mail: ri@oab.org.br. 
A seleção será desenvolvida pela Comissão Nacional de Relações Internacionais do Conselho Federal e pela Embaixada da França, que realizará entrevista em francês, por telefone, aos advogados selecionados. O resultado será divulgado na página da Assessoria de Relações Internacionais (www.oab.org.br/ari), na data provável de 22 de julho.
Para mais informações clique aqui ou entre em contato pelo telefone (61) 2193-9624.
Seleção para o Stage International do Barreau de Paris
São três bolsas de estudos para o Stage International do Barreau de Paris, a ser realizado do início de outubro ao final de novembro de 2013, em Paris/França.
A bolsa do governo francês compreende a formação no Barreau de Paris, o seguro social e a ajuda de custo no valor de 920 euros. 
Para participar o candidato deve ser advogado, com inscrição regular na Ordem dos Advogados do Brasil; ter até 40 anos de idade; proficiência comprovada no idioma francês; preferencialmente com mestrado e ter passaporte válido.
Os interessados deverão encaminhar os documentos (currículo em português e em francês; cópia da carteira de advogado; carta de motivação – máximo de duas páginas – em português e francês; comprovante de proficiência no idioma francês; e cópia do diploma de mestrado – se for o caso) também até quinta-feira (4) ao e-mail: ri@oab.org.br. 
A seleção será desenvolvida pela Comissão Nacional de Relações Internacionais deste Conselho Federal e pela Embaixada da França, que realizará entrevista em francês, por telefone, aos candidatos selecionados. O resultado será divulgado na página da Assessoria de Relações Internacionais (www.oab.org.br/ari), na data provável de 22 de julho de 2013.
Clique aqui para mais informações desse processo seletivo.  
*Com informações da OAB

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.