OAB inscreve para o XIV Exame da Ordem

Quem reprovou na 2ª fase do XIII Exame, mas foi aprovado na 1ª fase, poderá inscrever-se das 14h do dia 5 de agosto até as 23h59 do dia 12 de agosto, no horário oficial de Brasília/DF, e solicitar o reaproveitamento do resultado da 1ª fase

Renan Abbade   Publicado em 30/06/2014, às 10h55

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) inscreve, até o próximo dia 2 de julho (quarta-feira), para o XIV Exame de Ordem.

As participações devem ser garantidas pelos endereços eletrônicos http://oab.fgv.br, www.oab.org.br ou nos sites das seccionais da OAB. A taxa de inscrição tem valor de R$ 200.

O candidato que reprovou na 2ª fase do XIII Exame, mas foi aprovado na 1ª fase, poderá inscrever-se das 14h do dia 5 de agosto até as 23h59 do dia 12 de agosto, no horário oficial de Brasília/DF, e solicitar o reaproveitamento do resultado de aprovação da 1ª fase. Desta forma, o examinando, neste caso, realizará apenas a segunda fase no XIV Exame.

A prova objetiva será aplicada no dia 3 de agosto e a prova prático-profissional (2ª fase) em 14 de setembro. Os locais de realização da 1ª fase serão divulgados nos endereços eletrônicos da OAB, FGV e das seccionais na data provável de 28 de julho.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.

Confira os editais nos arquivos ao lado.


CURSO ESPECÍFICO EXAME OAB - CLIQUE AQUI

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.