OAB divulga locais de prova da primeira fase

Inscritos podem consultar os locais no site da Fundação Getúlio Vargas. Prova objetiva será aplicada no dia 18 de agosto

Sabrina Machado   Publicado em 08/08/2013, às 12h11

A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou os locais de prova da primeira fase do XI Exame de Ordem. A avaliação será realizada em todo o país no dia 18 de agosto a partir das 13h. Os examinados podem conferir a lista no arquivo anexado ao lado ou nos sites http://oab.fgv.br e www.oab.org.br.

Na capital paulista o exame será realizado Universidade Nove de Julho (Uninove), localizada na rua Vergueiro, Liberdade.

As 80 questões da primeira fase do Exame abrangerão as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. O examinado que obtiver o mínimo de 50% de acertos (nota na prova objetiva igual ou superior a 40 pontos) será aprovado na primeira fase do Exame.

Segunda fase – A prova prático-profissional será aplicada no dia 6 de outubro e também tem cinco horas de duração. Ela consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).

O Exame pode ser prestado por bacharel em direito formado em instituição regularmente credenciada e também por estudantes do último ano do curso de graduação em direito.

*Com informações da OAB


Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.