Órgão aplica 1a fase do Exame 134 no domingo

Neste domingo, dia 9, bacharéis em Direito de todo o estado serão submetidos à primeira fase da 134a edição do

Redação   Publicado em 06/12/2007, às 15h24

Neste domingo, dia 9, bacharéis em Direito de todo o estado serão submetidos à primeira fase da 134a edição do Exame de Ordem aplicado pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), requisito obrigatório para que sejam considerados aptos ao exercício da advocacia.

Esta edição registrou um total de 24.827 inscrições, número inferior àqueles registrados nos exames de final de ano, considerados os mais concorridos. Nos últimos três anos, a média nestes exames foi de pouco mais de 28 mil inscritos.

O exame será aplicado simultaneamente em 28 municípios e terá início às 8 horas, com o máximo de cinco horas de duração. Os locais de prova deverão ser consultados nos sites www.vunesp.com.br e www.oabsp.org.br, nos quais também se encontram outras informações relativas ao exame.

A prova compreende um total de 100 testes de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, constando das seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Civil, Empresarial, Penal, do Trabalho, Administrativo, Tributário, Processual Civil, Processual Penal e também questões referentes ao Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina. Não será admitida qualquer espécie de consulta.

Os candidatos deverão comparecer em posse de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis, borracha, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original com foto.

Aqueles que obtiverem, no mínimo, 50% de acerto nesta prova estarão automaticamente aprovados para a segunda e derradeira fase, marcada para o dia 20 de janeiro.

No Exame anterior, de no 133, realizado em setembro último, foram aprovados na primeira fase somente 22,8% dos bacharéis inscritos.


Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.