Órgão divulga locais de realização do Exame

Neste domingo, dia 14, às 8h, os 16.579 bacharéis em Direito inscritos no Exame de Ordem nº 136 da OAB-SP.

Redação   Publicado em 09/09/2008, às 10h17

Neste domingo, dia 14, às 8h, os 16.579 bacharéis em Direito inscritos no Exame de Ordem no 136 da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) deverão comparecer para realizar a primeira fase do processo seletivo. Os locais de prova poderão ser consultados no arquivo disponível ao final desta matéria.

Na capital paulista, o Exame será aplicado na Universidade Paulista (UNIP), campus Paraíso (R. Vergueiro, 1.211), e na Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Liberdade (R. Vergueiro, 235).

Recomenda-se que o candidato compareça com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, em posse de seu documento original de identidade, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta. Não é permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha ou qualquer tipo de corretivo.

Este primeiro exame compreende uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha e 4 alternativas cada. Para realizá-la, o candidato terá o tempo máximo de 5 horas, sendo proibida qualquer espécie de consulta. Aqueles que obtiverem pelo menos 50% de acerto da prova serão classificados automaticamente para a fase seguinte.

A segunda fase, por sua vez, a ser aplicada no dia 19 de outubro, constitui-se de prova prático-profissional, que será de acordo com a área escolhida pelo bacharel no ato de inscrição. Serão também 5 horas, no máximo, para que o candidato elabore uma peça profissional e responda a 5 questões práticas, sob a forma de situações-problema, sendo permitida a consulta a legislações, livros de doutrina e jurisprudência. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6 serão considerados aprovados no Exame e poderão, finalmente, exercer a advocacia.


Lygia Roncel

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.