Órgão divulga programação cultural de abril

Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP divulga programação:

Redação   Publicado em 03/04/2007, às 13h42

Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP divulga programação:

Tribunal do júri
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP apresenta a palestra "O Advogado no Tribunal do Júri", no dia 10 de abril, às 19h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). José Ruy Borges Pereira, desembargador do Tribuna de Justiça de São Paulo, professor universitário, bacharel pela PUC SP, mestrado em Direito das Relações Sociais pela PUC SP, doutorando em Direito das Relações Sociais pela PUC SP, e conselheiro de 1° Grau da Escola de Magistratura, será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelo site.

Maioridade Penal
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra "Redução da Maioridade Penal" e lançamento do livro, no dia 11 de abril, às 17h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Paulo José da Costa, professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP, livre-docente da universidade de Roma e membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, é o autor do livro e será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelo site.

Lei de Tóxicos
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra "Questões sobre a Nova Lei de Tóxicos", no dia 12 de abril, às 19h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). Vicente Greco Filho, advogado, professor titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP, será o palestrante. Inscrições na sede da entidade ou pelo site.

Advocacia Canadense
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra "Anotações de um Advogado Brasileiro no Canadá", no dia 23 de abril, às 19h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). O palestrante será José Maria Marcondes do Amaral Gurgel, formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP, cônsul honorário do Brasil em Vancouver, membro da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB SP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site.

Processo do Trabalho
O Presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, e o ministro da Previdência, Luiz Marinho, e o advogado e professor titular aposentado em Direito e Processo do Trabalho da USP, Amauri Mascaro Nascimento, fazem a abertura do seminário "Novos Rumos do Direito e Processo do Trabalho III", promovido pela Comissão de Estudos em Direito e Processo do Trabalho da OAB SP, no dia 27 de abril, das 9h às 17h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1° andar). A presidente da Comissão de Estudos em Direito e Processo da OAB SP, Sônia Mascaro, será a presidente da mesa. Nelson Manrich, advogado e professor titular de Direito do Trabalho da USP, discorrerá sobre "Dissídio Coletivo - Novas Regras"; Ari Beltran, advogado e professor adjunto de Direito do Trabalho da USP, falará sobre "Relações de Trabalho e Relação de Emprego"; Estevão Mallet, advogado e professor adjunto de Direito Processual do Trabalho da USP, falará sobre "Competência da Justiça do Trabalho"; Luiz Carlos Robortella, advogado e professor titular de Direito do Trabalho da FAAP, tratará de "Execução de Bens de Sócios"; e Rafael Pugliesi, juiz do Trabalho da 2ª Região, proferirá palestra sobe "Informatização da Justiça do Trabalho. Durante o evento serão relançados os livros "Curso de Direito do Trabalho", "Curso de Processo do Trabalho" e "Iniciação ao Direito do Trabalho", de Amauri Mascaro Nascimento. Inscrições na sede da entidade ou pelo site.


* Matéria extraída do site da OAB – Seccional São Paulo (www.oabsp.org.br).

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.