Palestra discutirá Direito Societário

O Departamento de Cultura e Eventos promove palestra sobre Direito Societário na segunda-feira.

Redação   Publicado em 29/05/2008, às 13h46

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra "Direito Societário – Aspectos Práticos e Relevantes", no dia 2 de junho, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). Mariângela Monezi, advogada, pós-graduada em Direito Contratual pela PUC SP, será a expositora.

Direito Societário é o ramo do Direito relacionado ao estudo das sociedades empresárias, que trata de constituição de sociedades civis e comerciais, incluindo a obtenção de autorizações para funcionamento e acompanhamento do processo junto ao Registro de Comércio e ao Registro Civil de Pessoas Jurídicas, elaboração de contratos sociais, estatutos, alterações contratuais e atas, assessoria na realização das assembléias, consultoria e assessoria acionistas controladores, sócios gerentes, sócios minoritários; assessoria na demonstração financeira da sociedade; defesa de ações judiciais em matéria societária; assessoria e elaboração de contratos de compra e venda de ações ou quota e outros instrumentos pertinentes a essas operações, assessoria em operações de fusão, incorporação, cisão e transformação societárias e assessoria na abertura do capital social.

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral.



* Matéria extraída, na íntegra, do site da OAB – Seccional São Paulo (www.oabsp.org.br).

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.