Tribunal de Justiça abre 40 vagas de estágio

O concurso é direcionado a estudantes da graduação em direito que apresentem médias a partir de sete pontos, comprovadas em histórico escolar.

Redação   Publicado em 07/02/2012, às 14h39

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) lança concurso público para 40 oportunidades de estágio em direito. As chances são efetivas e para formação de cadastro reserva.
Os interessados precisam ser brasileiros ou estrangeiros com visto temporário válido de estudante; estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino; não ter antecedentes criminais; estar regularmente matriculado a partir do 5º período, ou correspondente, da graduação em direito, e possuir notas mínimas de 7,0, comprovadas no histórico escolar.
Candidatos no perfil poderão fazer a inscrição, exclusivamente, no site www.tjam.jus.br das 8h de 13 de fevereiro às 18h do dia 17 do mesmo mês.
Para confirmar a participação, o estudante inscrito no endereço eletrônico acima terá de apresentar, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, declaração de matrícula atual e declaração ou histórico escolar atestando o coeficiente de rendimento mínimo de sete pontos. Os documentos deverão ser entregues no Tribunal de Justiça entre 8h e 15h. Anote o endereço: av. André Araújo, s/n, bairro Aleixo.
Avaliação - A escolha dos futuros estagiários do TJAM será feita pela aplicação de prova de múltipla escolha com 40 questões, sendo quatro alternativas em cada uma. Na parte de conhecimentos básicos haverá dez perguntas de língua portuguesa e seis de informática. Já o teste de conhecimentos específicos trará 24 questões, distribuídas igualmente entre noções de direito constitucional e administrativo; noções de direito civil e processual civil, e noções de direito penal e processual penal.
O exame está previsto para iniciar às 8h30, com encerramento às 12h. Os locais de prova serão divulgados oportunamente em www.tjam.jus.br.
Caneta esferográfica preta e original do RG, carteira de trabalho, carteira do órgão / conselho de classe, carteira nacional de habilitação ou certificado militar são imprescindíveis para a realização da prova.
O gabarito preliminar estará no site do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas às 15h do primeiro dia útil subsequente à realização do exame.
Aprovados - Os candidatos que não zerarem em língua portuguesa e acertarem 50% do teste, ou seja, 20 questões estarão classificados. A convocação obedecerá à classificação final. 
Cargo e benefícios - O estágio tem duração de um ano, prorrogável por igual período. Durante este tempo, os ingressos desempenharão atividades nos cartórios e setores do Tribunal de Justiça, localizados no Edifício Arnoldo Peres; nos fóruns Ministro Henoch Reis, Desembargador Mário Verçosa, Desembargador Lúcio Fonte de Rezende e Desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos, bem como nos juizados dispersos.
O exercício transitório de funções auxiliares no Poder Judiciário, como estagiário, permite o recebimento de bolsa-auxílio mensal de R$ 800 e de auxílio-transporte no valor de R$ 121. A jornada de trabalho é de 25 horas semanais, cumpridas das 8h às 13h.
Pâmela Lee Hamer

Veja também:
Em vídeo: Professores comentam questões do VI Exame de Ordem
Estágio/SP: Divulgadas mais informações sobre o concurso do MP
Decisão do Supremo: CNJ mantém competência para investigar magistrados