Provas do VIII Exame de Ordem ocorrem a partir das 14h em todo o país, com 80 questões. Pelo menos 15% do conteúdo será voltado ao estatuto da advocacia e da OAB, ao código de ética e à disciplina de direitos humanos
Os bachareis em direito que farão a primeira etapa do VIII Exame de Ordem no domingo, 9 de setembro, não precisarão esperar a divulgação do gabarito pela FGV para terem ideia do desempenho no teste e construírem os possíveis recursos.
Em parceria com o Complexo Educacional Damásio de Jesus e o Portal UOL, o Jornal dos Concursos & Empregos exibe, logo após o exame e ao vivo, a correção e os comentários das questões apresentadas na prova. A transmissão está prevista para iniciar às 20h e deve terminar às 23h.
O VIII Exame Unificado da OAB atraiu 117.852 candidatos em busca do registro profissional, sendo a maioria no município de São Paulo, que responde por mais de 9 mil formados em direito ou estudantes do último ano (7,97% do total). Na sequência estão o Rio de Janeiro, com 6.096 inscritos; Brasília com 5.209, e Belo Horizonte, com 4.823.
A prova - No intervalo das 14h às 19 horas, os examinandos terão de responder a 80 questões versando sobre o Eixo de Formação Profissional, a matéria de direitos humanos, o Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina, nos termos do § 3º do art. 11 do Provimento 144/2011.
Na capital paulista, a avaliação ocorre no campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho (Uninove), localizado na rua Vergueiro, 235/240 - Liberdade.
Confira os demais locais de prova clicando aqui.Próximas etapas - Os resultados preliminar e final da primeira fase devem ser divulgados, respectivamente, em 19 de setembro e 4 de outubro.
No dia 21 de outubro, os candidatos classificados realizam a prova prático-profissional, que consistirá na redação de peça profissional segundo a opção do examinando, entre as áreas de de direito administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal, tributário e do trabalho.
O resultado final do VIII Exame da OAB é aguardado para 21 de novembro.
Pâmela Lee Hamer
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.
Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.