X Exame de Ordem tem recorde de isenção de taxa

Do total dos 124.887 inscritos, 6.413 bacharéis de direito de baixa renda foram isentos do pagamento para participar

Sabrina Machado   Publicado em 04/06/2013, às 12h35

A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou o número de beneficiados com a isenção de taxa no X Exame de Ordem Unificado. Foram 6.413 bacharéis dos 124.887 inscritos, que obtiveram o benefício. Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, esse número é um recorde entre todas as edições do exame. Vale ressaltar que o valor da inscrição foi de R$ 200.
Conseguiram a isenção aqueles que comprovaram a condição de baixa renda (inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e pertencente a famílias cuja renda “per capita” for de até meio salário mínimo, ou a grupo familiar com renda mensal de até 3 salários mínimos – conforme os termos do decreto 6.135/2007).
O benefício só é concedido após consulta da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação da prova, junto aos órgãos competentes a veracidade das informações prestadas sobre a condição social declarada pelo solicitante, que responde por eventuais fraudes ou informações falsas.
Segunda fase – A prova prático-profissional do X Exame de Ordem será aplicada no dia 16 de junho e tem cinco horas de duração. Ela consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).
Com informações da OAB

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.