Beneficiários da Previdência Social começam a receber o abono anual, conhecido como "13º do INSS", a partir desta quinta. Mais de 33,7 milhões serão beneficiados
Pedro Miranda Publicado em 02/05/2024, às 03h04
A partir desta quinta-feira (2), os beneficiários da Previdência Social iniciam o recebimento do tão esperado abono anual, conhecido popularmente como 13º do INSS, destinado àqueles que recebem mais que um salário mínimo. Para os que recebem menos, o pagamento iniciou no dia 24 de abril.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os primeiros a receber serão os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina com os números 1 ou 6. Esta antecipação foi possível graças a um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março.
Este abono é destinado a pessoas que, ao longo de 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social, abrangendo um total estimado de mais de 33,7 milhões de beneficiados.
Tradicionalmente, o abono era concedido no segundo semestre de cada ano. No entanto, como parte de uma estratégia para impulsionar a economia, o governo optou nos últimos anos por antecipar o benefício. Em 2022 e 2023, por exemplo, o abono foi pago em maio e junho, respectivamente.
Para beneficiários que recebem mais que 1 salário mínimo:
Para beneficiários que recebem até 1 salário mínimo:
Conforme estabelecido no decreto, o abono será dividido em duas parcelas, proporcionando um auxílio financeiro para os beneficiários da Previdência Social.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Brasil