Veja quem tem direito ao abono salarial e como sacar o benefício de até um salário mínimo, inclusive para os valores esquecidos
Victor Meira Publicado em 17/07/2023, às 11h15
O pagamento do Abono Salarial ano-base 2021 para os nascidos em novembro e dezembro começa nesta segunda-feira (17). O valor do abono varia de acordo com o tempo de serviço no ano-base. Quem trabalhou os 12 meses recebe um salário mínimo. Quem trabalhou um mês recebe 1/12 desse valor, e assim sucessivamente.
O pagamento do abono salarial é feito pela Caixa Econômica Federal, para os trabalhadores da iniciativa privada, e pelo Banco do Brasil, para os servidores públicos, militares e empregados de estatais. O calendário de pagamento segue o mês de nascimento ou o número final da inscrição do beneficiário.
Neste lote, que começa nesta segunda-feira, 4.202.121 trabalhadores receberão R$ 4,25 bilhões. Desse total, 3.659.893 têm direito ao PIS; e 544.228, ao Pasep.
+Desenrola Brasil começa HOJE! O que você precisa saber para limpar o seu nome?
Os recursos ficam disponíveis para saque até 28 de dezembro. Após esse prazo, os valores não sacados voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia programas como o seguro-desemprego e o abono salarial.
A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.
Para saber se tem direito ao abono salarial e consultar o valor disponível, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/PIS (para o PIS) ou www.bb.com.br/pasep (para o Pasep), ou ligar para os telefones 0800-726-0207 (Caixa) ou 0800-729-0001 (Banco do Brasil).
+Quer ganhar R$ 1 milhão em agosto? Basta adotar ESTA simples atitude
O trabalhador tem três opções para fazer o pedido de pagamento do abono esquecido ao Ministério do Trabalho. É possível realizar o pedido presencialmente, por telefone ou pela internet.
Para o pedido presencial, é necessário ir a uma unidade do Ministério do Trabalho, como Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador. O endereço mais próximo pode ser encontrado na página do Ministério do Trabalho na internet.
Os pedidos por telefone devem ser feitos através da Central Alô Trabalhador, no número 158, das 7h às 19h. As ligações são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares.
Pela internet, o trabalhador pode solicitar o pagamento através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Os e-mails devem ser enviados para trabalho.uf@mte.gov.br, substituindo "uf" pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador reside.
+Rio de Janeiro: veja os PRINCIPAIS concursos e processos seletivos abertos no Estado
O abono salarial é um direito dos trabalhadores da iniciativa privada e do setor público que se enquadram nos requisitos do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Para receber o benefício, é preciso estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil