Acordo de Lula com MDB: Veja possível ministério a ser ocupado por Tebet

Em conversa com a cúpula do MDB nesta quinta-feira (22), Lula afirmou ao partido que Tebet irá assumir um ministério em seu governo. Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 22/12/2022, às 19h25

Divulgação - Lula faz acordo com MDB para nomear Tebet

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com a cúpula do MDB na tarde desta quinta-feira (22) para definir o destino de Simone Tebet (MDB-MS) no terceiro governo petista. Lula afirmou ao partido que a senadora irá assumir um ministério. 

Anteriormente, a expectativa era de que ela pudesse compor o Ministério do Desenvolvimento Social, que será chefiado por Wellington Dias (PT-PI). Na reunião estavam presentes o presidente do partido, Baleia Rossi, os senadores Renan Calheiros e Eduardo Braga, além do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr.  

+ Ceia de Natal: conheça os pratos típicos mais consumidos em outros países

Veja possível ministério ocupado por Tebet 

De acordo com publicação do jornal O Globo, Lula durante a conversa indicou os ministérios do Meio Ambiente e Planejamento para que Tebet possa assumir. Antes de bater o martelo, o presidente do MDB irá se reunir com a senadora nesta sexta-feira (23) para definir qual será a pasta a ser ocupada. 

Aos aliados, Simone Tebet afirmou que tem o desejo de assumir o Meio Ambiente, mas com a condição de que a deputada federal Marina Silva (REDE-SP) seja nomeada autoridade do clima. O problema, porém, é que Marina se recusa a aceitar o cargo.

A senadora é um dos nomes mais cotados para comandar o Ministério do Desenvolvimento Social. A espera de que ela fosse logo nomeada, o seu nome foi o mais comentado do Twitter no início da tarde de hoje. 

Na semana passada, Tebet disse a pessoas próximas que só iria chefiar o ministério responsável pelo Bolsa Família, uma vez que seus desejados ministérios de educação e meio ambiente já haviam sido nomeados. Durante a reunião, Lula também disse que uma cadeira do MDB para a Câmara dos Deputados e uma para o Senado seriam indicadas para o novo governo, informou O Globo.

16 novos ministros nomeados

Durante pronunciamento na manhã de hoje (22), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, Lula anunciou 16 novos nomes que irão comandar o seu terceiro governo como presidente a partir de janeiro de 2023. 

Mas, ainda, ressaltou que ainda faltam 13 ministros a serem anunciados, que serão divulgados na próxima segunda-feira (26) e terça-feira (27). Ao todo, o governo terá 37 ministros, serão 14 pastas a mais que o governo do atual presidente. Veja lista divulgada hoje: 

*Com informações do O Globo 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Lula
Sociedade Brasil