Um dos juízes do STF é cotado para ocupar o cargo de ministro da Justiça ou Defesa durante o terceiro mandato do presidente eleito Lula
Victor Meira Publicado em 09/11/2022, às 20h09
Segundo a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, planeja antecipar a sua saída da principal corte judiciária. De acordo com alguns veículos de imprensa, como o O Antagonista, o advogado de defesa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os processos da Lava Jato é um dos principais cotados para a assumir a vaga do ministro aposentado.
Lewandowski será aposentado de forma compulsória no dia 11 de maio, mas o ministro pretende antecipar a sua saída da corte. A legislação indica que um magistrado deverá se aposentar ao completar 75 anos. Inclusive, a ministra Rosa Weber também deverá sair do STF em outubro pelo mesmo motivo.
+Foto revela próximos indicados para equipe de transição do governo Lula
Outro possível motivo para a antecipação da saída de Lewandowski é a sua possível nomeação para atuar no governo Lula. O Blog da Julia Dualibi, do portal G1, informa que o PT pensa no seu nome para ocupar o Ministério da Defesa ou Justiça.
Com isso, um dos nomes ventilados para entrar no lugar de Lewandowski é o de Cristiano Zanin. Ele foi o advogado de defesa de Lula durante os processos da Lava Jato. A informação foi apresentada pela própria Mônica Bergamo da Folha de São Paulo; pela repórter Laryssa Borges, da Revista Veja; pelo site Poder 360; e pelo site O Antagonista.
Segundo Borges, inicialmente, alguns ministros chegaram a criticar internamente as atitudes de Zanin durante os processos da Lava Jato pelo seu comportamento mais combativo. Contudo, após as anulações das condenações impostas pelo ex-juiz Sérgio Moro a Lula, Zanin teria ganho o respeito dos juízes da suprema corte.
+Quer ganhar R$ 5,5 mil? Bolsa do Povo recebe inscrição para o Prospera Família
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil