Inicialmente, o sinal do 5G seria liberado para todas as capitais até o dia 31 de julho, mas sofreu atrasos por problemas logísticos
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 27/07/2022, às 15h05
O 5G já está se tornando uma realidade para alguns lares brasileiros. Nesta quarta-feira (27), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que irá ativar as redes de internet móvel de super velocidade em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa a partir desta sexta-feira (29).
Com isso, essas cidades se juntam a Brasília, cujo o 5G foi ativado no dia 06 de julho. Inclusive, a experiência na capital federal está sendo considerada como um teste para instalar o sinal em cidades maiores posteriormente.
+Sorteio da Mega-Sena e Quina serão realizados nesta quarta, com prêmio máximo de R$ 3 milhões
Os conselheiros da Anatel informam que a cobertura vem sendo expandida rapidamente, com a otimização da rede seguindo o cronograma que estabelece os prazos máximos para que as empresas instalem novas estações.
“É importante o usuário contatar sua operadora para saber se seu aparelho está apto a receber o sinal ou se será necessário trocar o chip ou fazer alguma outra mudança”, recomendou o presidente do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), Moisés Moreira.
+Auxílio Brasil de R$ 600 já está defasado, diz estudo; saiba qual deveria ser o novo valor
O Gaispi deve se reunir no dia 10 de agosto para avaliar a liberação do sinal do 5G em outras capitais. A princípio, o edital do 5G previa a instalação em todas as capitais até o dia 31 de julho. Contudo, com os problemas logísticos, principalmente por causa dos equipamentos importados da China, que sofreu problemas devido ao avanço recente da pandemia de covid-19.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil