Revisões extras da tarifa de energia elétrica vão beneficiar os consumidores atendidos pela Energisa em dois estados. Medida da Aneel atende lei que determinou a devolução do ICMS cobrado na conta de luz
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR Publicado em 26/07/2022, às 15h38
A partir de amanhã, 27 de julho de 2022, os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contarão com tarifa de energia elétrica mais barata, conforme divulgou hoje a Agência Nacional de Energia Elétrica. A Aneel fez revisões tarifárias extraordinárias (RTEs) que beneficiarão os consumidores atendidos pela empresa Energisa.
A medida se enquadra no que prevê a Lei 14.385/22, que determinou a devolução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incluído na base de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), tributos federais cobrados nas contas de luz.
Isso porque decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a cobrança de ICMS, um imposto estadual, sobre o PIS/Cofins na conta de luz. A Corte entendeu que havia dupla tributação (cobrança de um mesmo imposto duas vezes). Por conta disso, quem pagou imposto em excesso vai receber o dinheiro em forma de desconto na fatura de energia.
No caso dos consumidores da Energisa, em Mato Grosso, o efeito total da retirada do ICMS do cálculo de PIS/Confins representou uma redução de 4,71% na tarifa. Já para os consumidores da Energisa de Mato Grosso do Sul, a redução é de 3,76%.
+Auxílio Brasil realiza últimos 4 pagamentos do benefício de julho nesta semana
Algumas atitudes simples podem ajudar a diminuir mais ainda o valor a ser pago pela conta de luz. Entre elas:
+Gastos com transporte escolar e autoescolas poderão ser deduzidos do Imposto de Renda em breve
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil