Após veículo explodir no RJ, Ipem dá dicas para instalar kit GNV de forma correta

Dono de veículo que era abastecido com Gás Natural Veicular morreu após explosão no Rio de Janeiro. Confira as recomendações do Ipem para garantir a segurança ao instalar kit GNV no automóvel

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 30/07/2022, às 11h12

Reprodução

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo lançou uma série de recomendações para garantir a segurança dos motoristas que pretendem instalar kit GNV (Gás Natural Veicular) em seus automóveis. A orientação vem após um carro explodir em posto de combustível do Rio de Janeiro enquanto era abastecido com GNV na última terça (26).

O proprietário do veículo ficou gravemente ferido e morreu no dia seguinte. Uma mulher também foi atingida. As duas vítimas estavam fora do veículo. O homem estava checando alguma coisa no bagageiro e foi arremessado com o impacto. O carro ficou completamente destruído e a estrutura do posto também foi impactada, mas nenhum frentista ficou ferido.

A Polícia Civil investiga a causa da explosão. Entre outras coisas, será investigado qual era o estado de conservação do cilindro de gás do veículo. Segundo o Inmetro, o kit GNV deve passar por manutenção todo ano. Dianta da situação, o Ipem resolveu reforçar os procedimentos que devem ser adotados por quem quer fazer a conversão do combustível do automóvel.

+Brasil recebe vacina da varíola dos macacos em setembro; Saiba quem será vacinado

Como instalar kit GVN de forma correta?

Dados do Ministério da Infraestrutura revelam que houve aumento de 6,5% no número de veículos aprovados para utilizar GNV no primeiro semestre de 2022, se comparado com o mesmo período do ano passado. Porém, ao analisar os seis primeiros meses de 2020, a alta foi mais expressiva: de 47%

Confira abaixo as recomendações do Ipem para fazer a conversão do combustível de forma adequada e segura:

"O risco de ocorrência de acidentes que ocasionam explosões de cilindros se deve ao procedimento de instalação e manutenção não adequados e realizados em oficinas não credenciadas", ressalta a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

+Multa por estacionar em vaga de deficiente ou idoso pode chegar a R$ 1,5 mil; Entenda projeto

Importante reforçar que, antes de converter, é necessário providenciar autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para motoristas do estado de São Paulo, o Detran oferece um passo a passo de como proceder para fazer a alteração de combustível no veículo (consulte aqui).

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil