Lula venceu as eleições 2022 e líderes de diversos países já se manifestaram para parabenizar o petista pela vitória e estreitar as relações internacionais. Estados Unidos, Alemanha, UE e França foram alguns deles
Mylena Lira Publicado em 30/10/2022, às 22h34 - Atualizado às 22h50
Lula venceu as eleições 2022 para presidente da República e líderes de diversos países já se manifestaram para parabenizar o petista pela vitória e se colocar à disposição para ampliar as relações internacionais. O pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para o seu terceiro mandato, algo inédito no Brasil, e voltará ao Palácio do Planalto após 12 anos.
Bolsonaro, por sua vez, foi o primeiro presidente a não conseguir ser reeleito. Com 99,99% das urnas apuradas, Lula recebeu 60.345.107 votos, o equivalente a 50,90% dos votos válidos. O atual presidente teve 58.205.718 votos, o correspondente a 49,10%. Brancos e nulos somaram mais de 5,5 milhões (4,59%). Cerca de 20% não votou.
Bolsonaro finalizará o seu mandato e deve passar a faixa presidencial em 1º de janeiro, na tradicional cerimônia da posse. Porém, pessoas próximas ao presidente disseram que ele não teria ficado satisfeito com o resultado e talvez não participe da solenidade. Nesse caso, a opção seria enviar seu vice, Mourão, para entregar a faixa. Até o momento, ele não se pronunciou sobre a vitória de Lula.
+Lula é eleito o novo presidente do Brasil e bate dois recordes; Veja quais
A maioria das autoridades internacionais usaram as redes sociais para cumprimentar Lula e abrir espaço para estreitar relações políticas em benefício dos países. O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Lula e afirmou que vai unir forças com ele para combater desafios comuns. Confira o post feito no Twitter:
Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2022
O presidente do Chile demonstrou felicidade com o resultado das eleições no Brasil:
Lula. Alegría! https://t.co/ORsTb06D8y
— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) October 30, 2022
Ao cumprimentar Lula, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau afirmou que está ansioso para trabalhar com o futuro presidente: "O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!", afirmou.
The people of Brazil have spoken. I’m looking forward to working with @LulaOficial to strengthen the partnership between our countries, to deliver results for Canadians and Brazilians, and to advance shared priorities – like protecting the environment. Congratulations, Lula!
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) October 30, 2022
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória, por meio do Twitter:
Parabéns, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela vitória nas eleições! Estamos felizes com a perspectiva de ampliarmos juntos e aprofundarmos ainda mais as relações Brasil-Alemanha. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇩🇪🇩🇪🇩🇪 pic.twitter.com/inU2yGSKYv
— Embaixador Heiko Thoms (@AmbBrasilia) October 30, 2022
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ressaltou que o país está de portas abertas e elogiou o processo eleitoral. Por meio de nota, o líder da maior potência econômica do mundo disse: "envio meus cumprimento a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir".
A embaixada da China em Brasília enviou "calorosas congratulações" a Lula pelo feito. O chefe da nação argentina, Alberto Fernandez, afirmou que a "vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo".
A UE também demonstrou apoio a Lula e parabenizou a Justiça Eleitoral. "A UE elogia o Tribunal Eleitoral em particular pela maneira eficaz e transparente como conduziu seu mandato constitucional durante todas as etapas do processo eleitoral, demonstrando mais uma vez a força das instituições brasileiras e de sua democracia", declarou Josep Borrel, chefe da diplomacia da UE, conforme publicou o UOL.
"A UE e o Brasil têm uma parceria estratégica de longa data, baseada em valores compartilhados e no respeito à Democracia, aos Direitos Humanos e ao Estado de Direito", disse. "Estamos comprometidos em aprofundar e ampliar nosso relacionamento com o Brasil em todas as áreas de interesse mútuo em prol de um desenvolvimento inclusivo, justo e sustentável", complementou Borrel.
+Avengers (Os Vingadores) se unem contra Bolsonaro no Twitter
No 1º turno das eleições, Bolsonaro foi o mais votado em 13 estados e Lula, em 14. Agora, porém, o atual presidente conseguiu virar no Amapá, saindo com mais votos na maioria das unidades da federal. Além disso, do primeiro pleito para esse, conquistou cerca de 7 milhões de votos extras, enquanto o petista, 3 milhões. Apesar disso, no total, Bolsonaro não superou o número de eleitores que preferiram o retorno de Lula a sua reeleição.
Veja em quais estados Lula recebeu mais votos:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil