Aumento de votos em Lula na região Sudeste foi decisivo para vitória no 2º turno

Desde 2006 os estados do Nordeste são o principal reduto eleitoral do PT, mas nestas eleições o Sudeste teve um papel crucial na vitória de Lula

Pedro Miranda   Publicado em 31/10/2022, às 20h07

Divulgação

Mesmo não tendo sido o principal responsável pela vitória de Lula (PT) nas Eleições 2022, o Sudeste teve um papel crucial para que o petista vencesse Bolsonaro (PL). Na região, o atual presidente conseguiu 54,3% dos votos na região, contra 45,7% de Lula. O que pode soar como uma derrota, na prática foi justamente a recuperação do votos nesses estados que deram fôlego para vitória do PT.

Comparado ao segundo turno de 2018, quando o candidato do PT foi Fernando Haddad, Lula recebeu 13,3 milhões de votos a mais nacionalmente neste domingo (30) do que o ex-ministro. Desses votos adicionais de Lula, 7,78 milhões foram para o Sudeste. Dito isso, Lula garante que 58,5% dos votos a mais que Haddad estão registrados em regiões que incluem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em números absolutos, Lula obteve sua melhor votação no Sudeste: 22,7 milhões de votos. Ligeiramente superior ao Nordeste, onde foram registrados 22,5 milhões. A recuperação do PT no Sudeste também é expressa em pontos percentuais. Em 2018, Haddad recebeu 34,6% dos votos válidos no segundo turno do Sudeste. Bolsonaro lidera com 65,4%, mais de 30 pontos à frente. A vantagem de Bolsonaro diminuiu para 8,6 pontos na eleição contra Lula.

+++ Instagram: usuários reclamam de suspensão de contas e instabilidade no aplicativo

Bolsonaro perde votos no Sudeste quando comparado ao pleito de 2018

Em 2022, porém, Bolsonaro acabou perdendo 11,1 pontos percentuais para a última eleição no Sudeste. No estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o bolsonarismo perdeu um pouco de espaço na eleição presidencial: 12,7 pontos percentuais a menos que em 2018. O Sudeste e o Sul foram as únicas regiões onde Bolsonaro perdeu votos em relação às eleições de quatro anos atrás.

Ao conquistar 45,7% dos votos no Sudeste, Lula voltou a patamares semelhantes aos registrados pelo PT na eleição de 2014, quando Dilma Rousseff era candidata à reeleição e o partido ainda não havia sido varrido pela Lava Jato e sofreu perda de votos. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro também deu poder a Lula, com o ex-presidente superando Haddad em 11,4 pontos percentuais em 2018. Em Minas Gerais, recuperou 6 pontos percentuais.

*Made for Minds

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil