Banco Central aprova compras de cartão de crédito e débito por meio do WhatsApp

O pagamento por meio do WhatsApp já estava liberado para ser realizado entre os usuários, mas sem a utilização de meios de pagamento como cartão de crédito e débito

Victor Meira   Publicado em 18/11/2022, às 12h36

Pixabay

Nesta sexta-feira (18), o Banco Central (BC ou Bacen) autorizou a mudança de regulamento dos arranjos de pagamento da empresa Visa. Com isso, a companhia está autorizada a desenvolver mecanismos de transações de compra de compra com o cartão de crédito, débito e pré-pago no WhatsApp.

A medida é válida para arranjos da Visa classificados como de compra, domésticos (abrangência nacional), com o uso de conta de pagamento pós-paga, pré-paga e de depósito.

Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, explicou o BC, em comunicado.

Em março do ano passado, o BC já havia autorizado a realização de transferências de recursos entre os usuários do WhatsApp.

+Água no chopp dos torcedores! Catar proíbe bebida alcoólica nos estádios

Banco Central liberou transações bancárias no ano passado

O BC autorizou oficialmente as transferências bancárias pelo aplicativo em março de 2021. As operações só podem ser feitas dentro do Brasil. Logo, as transações no exterior estão vetadas. 

+Auxílio Brasil: Caixa paga mais uma parcela do mês de novembro; veja quem recebe

Na época, o Bacen informou que as autorizações “poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil