Bolsonaro se torna único presidente do Brasil com mandato único

A possibilidade de se reeleger para um segundo mandato de presidente iniciou em 1998 com Fernando Henrique Cardoso

Victor Meira   Publicado em 31/10/2022, às 13h17

Divulgação

O 2º turno das eleições presidenciais foi histórico. Luiz Inácio Lula da Silva se tornou o primeiro presidente da história a ter três mandatos desde a redemocratização, além de ter a maior quantidade de votos da história. E não é só isso, essa é a primeira vez que o atual presidente, no caso Jair Bolsonaro, eleito não consegue se reeleger e tem apenas um mandato único desde  a redemocratização em 1985.

A possibilidade de se reeleger está disponível desde as eleições de 1998. Inclusive, essa foi a primeira vez que este evento aconteceu com então presidente Fernando Henrique Cardoso, que venceu Lula ainda no 1º turno com com 53,06% dos votos válidos.

+Após eleição, mercado financeiro interrompe perspectiva de baixa da inflação

Oito anos depois foi a vez de Lula. Em 2006, o petista se reelegeu presidente com 60,83% no segundo turno. Ele concorreu contra Geraldo Alckmin, que na época era do PSDB, mas hoje ele está no PSB e é o futuro vice-presidente. 

Em 2014, foi a vez de Dilma Rousseff conquistar a sua reeleição. Em uma das eleições mais disputadas, a primeira presidente mulher venceu Aécio Neves com 51,64% das preferências dos votos dos eleitores. 

Com o impeachment de Dilma, Michel Temer assumiu a cadeira de presidente. Mas por conta da sua alta impopularidade, ele não se candidatou para o pleito de 2018. Quem venceu essa eleição foi o atual presidente Bolsonaro. 

+Após vitória contra Bolsonaro, Lula é parabenizado por líderes internacionais

O Chefe do Executivo até prometeu acabar com a reeleição com uma reforma política, mas ele desistiu da ideia para evitar a “volta da esquerda”. Para a CNN Brasil, Bolsonaro disparou o seguinte argumento:

"O que me fez mudar de ideia? O quadro oposto para disputar uma eleição minha. Não tínhamos um nome, um perfil parecido com o meu. Estaríamos entregando o Brasil para o PT, o PDT ou o PSB. Seria a volta da esquerda. Isso fez a decisão minha de tocar nesse assunto."

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil