Campeã do Carnaval 2023: veja quem levou o título no Rio após 22 anos sem vencer

A Campeã do Carnaval 2023 do Grupo Especial no Rio de Janeiro ficou à frente da segunda colocada por apenas 0,1 ponto. Confira a classificação completa

Mylena Lira   Publicado em 23/02/2023, às 15h57

Divulgação

A Campeã do Carnaval 2023 do Grupo Especial no Rio de Janeiro não vencia há 22 anos. O jejum foi quebrado nesta quarta-feira de Cinzas (22), quando os jurados divulgaram as notas atribuídas a cada escola de samba. A diferença entre a primeira e a segunda colocada foi de apenas 0,1 ponto.

O caneco foi erguido pela Imperatriz Leopoldinense, que ganhou com uma pontuação total de 269,8. Em segundo lugar ficou a Viradouro, de Niterói, com 269,7. A terceira na classificação do Grupo Especial foi a Vila Isabel (269,3). A Mangueira fez um bom desfile e conquistou notas altas em todas os quesitos analisados, mas acabou em quinto lugar, com 269,1, atrás da Beija-Flor, que conquistou a quarta posição, com 269,2.

O enredo da Imperatriz foi inspirado nos cordéis A Chegada de Lampião no Inferno e O grande debate que teve Lampião com São Pedro, de José Pacheco. O enredo vencedor, do carnavalesco Leandro Vieira, foi O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida e abordou o cangaceiro Lampião e sua chegada no céu.

🚨CURIOSIDADE: Aos 90 anos, Expedita Ferreira, filha única de Lampião e Maria Bonita, desfilou pela Imperatriz Leopoldinense, que tinha como enredo a história de seu pai. pic.twitter.com/td0gWOWgmc

— CHOQUEI (@choquei) February 22, 2023

Campeã do Carnaval 2023: títulos conquistados

Com o título deste ano, a Imperatriz já ganhou nove vezes no grupo principal carioca. Os títulos foram conquistados em:

Nos anos de 1980, 1989 e 2001 a agremiação foi campeã obtendo nota máxima em todos os quesitos. A primeira vez que a escola desfilou na passarela do samba foi em 1960, com um enredo em homenagem à Academia Brasileira de Letras.

Porém, apenas em 1972 ganhou notoriedade, após fazer parte da novela Bandeira 2, da Rede Globo. Naquele ano, apresentou o enredo Martim Cererê, conquistando o 4.º lugar. O samba-enredo daquele ano foi o primeiro a ser incluído em uma trilha sonora de telenovela.

Em 2012, outro samba da escola - Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós! - do carnaval de 1989, seria o primeiro samba-enredo utilizado como tema de abertura de uma telenovela: Lado a lado.

Desfile das campeãs

O desfile das campeãs será realizado no próximo sábado (25), na Sapucaí. Ainda há ingressos disponíveis no Setor 11 para os interessados, mas é aceito pagamento apenas em dinheiro. Apresentam-se novamente as escolas de samba que ocupam até a sexta posição, pertencente à Acadêmicos do Grande Rio (268,6). Veja abaixo as demais posições:

7ª Salgueiro (268,5)
8ª Paraíso do Tuiuti (268,3)
9ª Unidos da Tijuca (268,2)
10ª Portela (267,7)
11ª Mocidade Independente de Padre Miguel (266,6)
12ª Império Serrano (265,6)

Os quesitos pontuados foram: alegorias e adereços; harmonia; comissão de frente; evolução; fantasia; enredo; samba-enredo; mestre sala e porta-bandeira; e bateria. A Império Serrano foi a pior colocada, amargando o 12º lugar. Por conta disso, foi rebaixada para a Série Ouro e, em 2024, não desfila no Grupo Especial.

Campeã do Carnaval em São Paulo

A Mocidade Alegre é a campeã 2023 do grupo especial do carnaval de São Paulo. É o décimo primeiro título da escola. O último foi conquistado em 2014. A Mocidade levou para o Sambódromo do Anhembi a história de Yasuke, um imigrante africano considerado o primeiro samurai negro e que até hoje é muito respeitado no Japão.

A Mancha Verde ficou em segundo lugar e a Império de Casa Verde em terceiro. As escolas Vila Maria e Terceiro Milênio, últimas colocadas, foram rebaixadas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil