O CadÚnico é requisito obrigatório para receber os benefícios sociais do governo federal, que deve aumentar os valores com a nova PEC do governo
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br Publicado em 21/07/2022, às 14h31
Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou a PEC dos Benefícios Sociais para ampliar os valores dos principais programas sociais do governo federal. Diante disso, é preciso saber quais programas são atendidos pelo CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Por isso, o JC Concursos preparou um guia para você verificar quais programas estão disponíveis com o CadÚnico.
Antes de tudo, é necessário entender o que é o Cadastro Único. De acordo com o governo federal, ele é “um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza”. Somente com o CadÚnico, as famílias podem ter acesso aos programas sociais.
Se você atende aos requisitos, o ideal é procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município, pois eles são responsáveis pelo cadastramento.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante:
Já a documentação exigida é a seguinte:
Além disso, é necessário levar um comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. Não é obrigatório apresentar, mas ajuda no preenchimento do endereço.
Após o cadastro, é fundamental manter os dados atualizados para não ter o risco de perder o benefício social.
Quais são os programas atendidos pelo CadÚnico?
Agora que você sabe como se cadastrar no CadÚnico, pode verificar quais são os programas sociais atendidos por ele. Confira abaixo quais são os programas do governo federal que usam o Cadastro Único:
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil