A etapa de avaliação de títulos costuma ser subestimada pelos concurseiros, mas é estratégica nos concursos públicos e pode fazer a diferença entre ficar dentro ou fora das vagas
Mylena Lira Publicado em 27/11/2023, às 19h38
Com a crescente competitividade nos concursos públicos, os concurseiros buscam cada vez mais maneiras de se destacar e garantir um lugar no tão almejado cargo público, que, além de estabilidade, oferece excelentes salários a depender da área. Muitos se concentram apenas na prova objetiva, a primeira fase dos processos seletivos, mas esquecem que a avaliação de títulos também é importante.
Inclusive, a fase de avaliação de títulos se revela como uma oportunidade valiosa para somar pontos e conquistar a vaga desejada. Essa etapa é estratégica nos concursos públicos, pois é capaz de fazer a diferença e levar o candidato à posse. Isso porque é utilizada com caráter classificatório.
Sendo assim, os títulos podem ser determinantes para a classificação final do candidato, levando-o a ficar dentro do número de vagas imediatas ou, pelo menos, encurtando o tempo de espera para nomeação, ao deixá-lo melhor posicionado.
A avaliação de títulos é uma etapa presente em diversos concursos públicos, na qual os candidatos têm a chance de apresentar sua formação acadêmica, cursos de aperfeiçoamento, experiência profissional e atividades correlatas à área de atuação. Essa fase visa reconhecer e valorizar a bagagem educacional e prática dos concorrentes, tornando-se um diferencial na pontuação final.
+Igualdade salarial: empresas devem publicar salários de homens e mulheres na internet
Geralmente, os candidatos devem apresentar documentos comprobatórios de suas qualificações, que são avaliados conforme critérios estabelecidos no edital de abertura do concurso público, e geram pontos extras. Como não costuma ter caráter eliminatório, apenas classificatório, essa etapa contribui para a classificação final do candidato, como dito anteriormente.
Cada título possui uma pontuação específica, somando à pontuação obtida na prova objetiva, em geral, formada por questões de múltipla escolha, ou na somatória total até ali, caso o processo seletivo tenha sido composto por outras etapas após o exame objetivo e antes da avaliação de títulos.
Diversos itens podem ser considerados na avaliação de títulos, a depender da área, do órgão e do próprio cargo em disputa, entre eles:
+Concurso da PC: veja direitos garantidos pela Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis
Para conseguir tirar o melhor proveito da etapa de avaliação de títulos, é importante:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.