Além da redução nos preços, o consumo dos brasileiros foi impulsionado pela quantidade maior de finais de semana no mês
Victor Meira Publicado em 08/09/2022, às 15h47
Diante do movimento de baixa nos preços, o consumo dos brasileiros subiu 7,75% em julho, conforme um levantamento feito pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). No ano, o consumo nos lares acumula alta de 2,57%. Ao comparar com julho de 2021, o indicador tem uma alta ainda maior, 8,02%.
A Abras aponta que o resultado contempla os formatos de loja: atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.
De acordo com a entidade, em julho, além da desaceleração dos preços dos alimentos, o mês teve cinco fins de semana, o que ajuda para o maior número de idas ao ponto de venda.
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“Monitoramos desde julho os primeiros sinais de retração nos preços de alguns itens que tiveram altas expressivas decorrentes de fatores climáticos, sazonais e das commodities, que vêm pressionando a cesta de alimentos desde o início do ano. Se mantida essa menor pressão inflacionária, o consumo tende a ser crescente neste segundo semestre diante do crescimento do emprego e dos recursos injetados na economia”, declarou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Segundo a Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) registrou o menor patamar do ano, com alta de 0,63%.
Houve queda de preços em produtos básicos como óleo de soja, feijão, arroz, açúcar e nos itens da cesta de hortifrutigranjeiros, entre eles batata, tomate, cebola. Em julho, a cesta nacional composta por 35 produtos de largo consumo como alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza passou de R$ 773,44 para R$ 778,32. No ano, a alta é de 11,10%.
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