Conta de celular mais barata? Ministro diz que redução no ICMS de diminuir custo

Ministro de Minas e Energia diz que a redução no ICMS terá diversos efeitos positivos na economia, principalmente na geração de empregos

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 20/07/2022, às 09h37

Freepik

A redução no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço) provocou a queda nos preços dos combustíveis, etanol e na energia elétrica. Mas, além deles, outro serviço em que deve ter um desconto é a conta de celular. Pelo menos é o que informa o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

O ministro diz que os efeitos na diminuição da carga tributária para as contas dos celulares devem ser sentidas a partir do mês de agosto. 

+Mega-Sena terá sorteio nesta quarta-feira (20) com prêmio estimado em R$ 9 milhões

Sachsida ressalta que a redução nos impostos em diversos produtos terá impactos positivos sobre a economia, em especial para os microempreendedores (MEIs). 

O braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma que a retirada da cobrança do ICMS, principalmente na energia elétrica. Com isso, o país terá grande capacidade de impulsionar os empregos de base. 

De acordo com Sachsida, o governo precisou fazer uma grande articulação política para trazer este benefício que deve aliviar o bolso do brasileiro após uma série de fatos que provocaram uma alta generalizada nos preços. 

+Auxílio Brasil: Caixa faz pagamento da parcela de junho para mais um grupo de beneficiários

O ministro de Minas e Energia criticou a carga tributária dos estados que concentraram parte significativa da arrecadação neste momento de crise no Brasil. 

Do ponto de vista econômico, é um erro. Porque o peso morto do imposto aumenta com o tamanho da tributação. Quando se aumenta demais certos tributos, como a energia, você destrói empregos e produção. Avançamos no caminho correto”, afirma.

Ainda durante a entrevista, Sachsida aproveita a oportunidade para agradecer o Congresso Nacional pela viabilidade das leis que possibilitaram a redução do ICMS.

Confira uma aula gratuita do JC Concursos sobre Orçamento Público com o professor Gustavo Muzy:

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil