O objetivo é oferecer condições que contribuam para a redução de fatores de risco associados à violência urbana e à criminalidade. Além do dinheiro extra, serão oferecidos cursos aos jovens
Mylena Lira Publicado em 27/12/2022, às 15h49
A Prefeitura do Rio de Janeiro vai pagar uma bolsa no valor de R$ 500,00 para alguns jovens cariocas. O dinheiro extra será repassado todo mês por meio do projeto Tô de Boa, que oferece, ainda, oficinas temáticas nas áreas de cultura, esporte e lazer.
O projeto é pioneiro no país e foi lançado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça.
O objetivo da iniciativa é oferecer condições que contribuam para a redução de fatores de risco associados à violência urbana e à criminalidade. Para o coordenador de investimentos da Senad, Gustavo Camilo Baptista, a ação da prefeitura do Rio é positiva, pois dá oportunidades aos jovens. Caso seja bem sucedido, poderá ser expandido para todo o país.
+Troca de presentes do amigo secreto: veja prazos previstos por lei para troca
Nesse projeto piloto, 200 adolescentes com idades entre 14 e 18 anos, moradores de favelas dos Complexos do Chapadão e da Pedreira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, vão participar de oficinas temáticas e embolsar a ajuda financeira.
A secretária de Assistência Social do município do Rio, Maria Domingas Pucú, explicou à Agência Brasil que os jovens foram escolhidos de acordo com a situação de vulnerabilidade, risco social ou se estiverem cumprindo alguma medida socioeducativa.
+Quando o Bolsa Família será liberado em 2023? Veja datas para pagamentos
Ainda segundo Maria, o projeto foi construído com a participação dos jovens e foram eles que apontaram seus desejos sobre os cursos a serem ministrados 4 vezes por semana e durante 10 meses.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil