Primeiro turno das eleições 2022 ocorreu neste domingo (2), Lula obteve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro; disputa terá 2º turno
Jean Albuquerque Publicado em 03/10/2022, às 14h44
O primeiro turno das eleições 2022 ocorreu neste domingo (2), os brasileiros participaram da festa da democracia e tiveram a chance de escolher deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.
A disputa para presidente terá segundo turno, que está marcado para 30 de outubro. Com 99,99% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou na frente da disputa com 48,43% dos votos válidos (57.258.115), contra 43,20% (51.071.227) do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para vencer ontem, o petista precisaria de mais de 1,8 milhões de votos válidos, levando em consideração a quantidade de eleitores presentes e abstenções no primeiro turno. Já o candidato do PL que tenta reeleição, precisaria de mais de 8 milhões de votos para conseguir sair vencedor na primeira rodada.
Um candidato para vencer no primeiro turno precisa de no mínimo 50% mais um de todos os votos válidos, o que não conta os nulos ou brancos. No pleito deste ano, esse percentual corresponde a 59,1 milhões de votantes, mantendo o número de abstenções e os votos válidos.
A projeção da maioria dos institutos de pesquisa dava vantagem ao ex-presidente, que no último levantamento do Datafolha, que foi divulgado no último sábado (1), obteve 50% dos votos válidos, contra 36% de Bolsonaro. Com margem de erro de dois pontos para menos ou para mais.
É esperado que o PT possa buscar aliança com os candidatos da chamada "terceira via", como Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Bolsonaro diz estar confiante para o segundo turno, além de afirmar que manterá as portas abertas para conversar com os dois candidatos citados, que ocuparam o terceiro e quarto lugar na disputa, respectivamente.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil