As provas do Enem 2022 serão nos dias 13 e 20 de novembro. A preparação é fundamental para se dar bem no exame
Douglas Terenciano Publicado em 03/11/2022, às 11h32 - Atualizado às 11h37
Falta pouco menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), com provas marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. Além das questões de Linguagens, Códigos e Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, o Enem também exige que os candidatos escrevam uma redação.
Estar preparado para os possíveis temas auxilia, e muito, na tranquilidade para a execução. Entre os já apontados por especialistas para este ano, se destacam a Cultura do cancelamento, Democracia, Epidemias, Ensino à distância, algoritmos das redes sociais, entre outros. A leitura de temas diversos por meio de sites, revistas, jornais, além de assistir aos noticiários, acessar sites de notícias são hábitos fundamentais para a construção de pontos de vista críticos e conectados com os acontecimentos e discussões atuais para uma boa escrita.
Tradicionalmente, os temas da redação do Enem são variados e exigem bons conhecimentos para conquistar a nota máxima. Para ter uma ideia, veja os temas das redações dos últimos anos:
Antonio Gouveia, coordenador dos Cursos de Licenciatura de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva explica que a atualização constante é o que assegura um repertório para conquistar um bom desempenho. "O estudante deve estar conectado às discussões que têm sido mais intensas socialmente, como os cenários políticos e econômicos, questões ambientais, culturais e fatos sobre conflitos internacionais", sugere.
E reforça ainda que, estabelecer uma conexão com o tema é o passo inicial para desenvolver o rascunho. "É importante estruturar um mapa conceitual buscando compreender as relações entre o título e as discussões atuais, de modo a dar um ordenamento lógico e sequenciado ao pensamento desenvolvido", explica.
E se na hora da prova pintar a dúvida de por onde começar, saiba que não há uma regra, mas é mais recomendado priorizar a redação, pelo nível de exigência e necessidade de energia para a produção. "Normalmente, quando o estudante deixa a redação para depois, já está se sentindo cansado - considerando ser uma prova extensa - e não tem um bom rendimento na produção da redação", indica o coordenador da Newton Paiva.
É importante também que o estudante compreenda que o Enem é uma prova que exige um preparo corporal intenso. "Não se trata apenas da capacidade pensante", destaca Gouveia. Para o coordenador, a aprendizagem acontece com o corpo e não apenas com a mente. Por isso, é fundamental manter uma boa alimentação com refeições leves, beber bastante água e não ingerir bebida alcóolica alguns dias antes do exame. "São dicas que ajudam muito para se obter maior disposição e alto desempenho na hora da prova", finaliza.
+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2022, incluindo o edital completo e conteúdo programático, na página específica do JC Concursos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.