São mais de 70 instituições de ensino superior público que vão ofertar vagas no SiSU deste ano; Confira TODOS os detalhes
Victoria Batalha Publicado em 13/01/2023, às 08h03 - Atualizado às 08h10
Estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 vão poder se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março deste ano. Podem participar estudantes que já concluíram o ensino médio e não zeraram a redação. O SiSU deste ano vai ofertar mais de 220 mil vagas em cursos de ensino superior em instituições públicas, como as universidades estaduais e federais.
O SiSU é a porta de entrada para a maioria das instituições de ensino público no Brasil. É uma maneira de unificar o ensino e também o acesso às vagas, sem haver a necessidade dos estudantes realizar vários vestibulares ou deslocar-se para se candidatar.
Os estudantes são escolhidos através das notas e número de vagas disponibilidades. As inscrições para o SiSU deste ano serão entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. O resultado está previsto para o dia 7 de março. Porém, cada instituição é responsável pela publicação dos classificados, além de terem editais próprios e informações sobre os horários e locais sobre a data da matrícula.
+++ Enem 2023 já tem data para ocorrer; veja cronograma e datas das provas
Esta é a abertura para o primeiro semestre nas universidades públicas. No SiSU do ano passado, foram ofertadas 65 mil vagas para 73 instituições em todo o país.
O gabarito oficial do Enem foi publicado no dia 23 de novembro de 2022. Porém, mesmo com o gabarito em mãos, não é possível saber a nota da prova, isso porque o exame usa um método “antichute”, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Por exemplo, mesmo que dois candidatos acertem a mesma quantidade de questões, as notas podem ser diferentes. Isso porque é avaliado a dificuldade, número de acertos e erros de cada questão.
Então, se um estudante acertar as questões mais difíceis e erre as mais fáceis, o TRI vai interpretar que o candidato chutou as questões, assim sua nota será menor em relação ao estudante que acertou as questões mais fáceis.
O resultado oficial das notas do Enem 2022 ficará disponível no dia 13 de fevereiro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.