Contribuintes ainda podem solicitar a restituição do Imposto de Renda 2022; último lote foi pago no último dia 30 de setembro; saiba como consultar
Jean Albuquerque Publicado em 18/10/2022, às 16h43
O pagamento do 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 foi realizado pela Receita Federal no último dia 30 de setembro, com correção de 4,22%, tendo como base a taxa de juros básica da economia (Selic).
Ao todo, foi pago o valor total de R$ 1,9 bilhão distribuídos para 1,22 milhão de contribuintes. Deste total, a Receita informou que R$ 221,13 milhões foram disponibilizados para quem têm prioridade legal, veja:
Outros 1,15 milhão de contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores, também receberam no último lote.
+ Auxílio de outubro é pago para taxistas e caminhoneiros nesta terça (18); veja as datas
O correntista do Banco do Brasil pode agendar o crédito dos valores, caso tenha direito a restituição e não recebeu, por meio do portal do BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Os valores das restituições são depositados na conta corrente que foi informada durante o preenchimento da declaração. Caso o crédito não esteja na sua conta corrente no prazo estipulado para o recebimento, os valores ficarão disponíveis em até um ano no Banco do Brasil.
Como consultar a restituição?
Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:
Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.
Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil