Inflação na cidade de São Paulo sobe 1,72% na 3ª quadrissemana de abril, aponta Fipe

A inflação na cidade de São Paulo na 3ª quadrissemana de abril foi a mesma taxa registrada na semana passada, cujo o índice foi de 1,72%

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br   Publicado em 27/04/2022, às 13h02

Divulgação

O indicador que mede a inflação na cidade de São Paulo, o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor), subiu 1,72% na 3ª quadrissemana de abril. O índice é o mesmo que foi apresentado na semana passada (1,72%). Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (27), pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) vinculada à FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo).

Segundo a pesquisa, o itens que mais influenciaram na alta de preços foram a Alimentação (de 3,34% na segunda quadrissemana para 3,53% na terceira quadrissemana), Despesas Pessoais (de 1,24% para 1,52%), Saúde (de 0,37% para 0,43%) e Vestuário (de 0,94% para 0,99%). 

A Fipe ainda informa que a maioria dos componentes sofreram um reajuste, sendo que quatro dos sete estudados tiveram aumento significativo nos preços. 

Em contrapartida, desaceleraram de uma quadrissemana para a outra os itens Habitação (de 1,02% para 0,77%) e Transportes (de 2,24% para 2,15%). Já o item Educação teve acréscimo de 0,12% na terceira quadrissemana, como na pesquisa anterior.

Confira abaixo como ficaram os componentes do IPC-Fipe na terceira quadrissemana de abril:

O que é IPC-Fipe?

O IPC-Fipe é um dos mais tradicionais índices de preços ao consumidor e um dos mais antigos números-índices de inflação no país. Atualmente, sua principal singularidade é considerar variações quadrissemanais dos preços, ou seja, compara dados de um grupo móvel de 4 semanas com os dados relativos às 4 semanas anteriores.

O indicador é divulgado mensalmente, embora a Fipe divulgue uma prévia semanalmente sobre os resultados da taxa de inflação. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil